11 Idéias para o plano de fundo de seu Retrato Profissional
Compartilhe
Escolher o plano de fundo para um retrato corporativo é tão importante quanto escolher as roupas que irá vestir e suas cores. Um plano de fundo ajuda a realçar e complementar seus objetivos com as fotos.
A fotografia de retratos corporativos vai muito além da escolha das roupas, das poses para retrato ou da escolha do fotógrafo. Ela começa com os objetivos que você almeja conquistar com as fotos, seja para se posicionar no mercado com sua marca pessoal e até mesmo para se reposicionar, mudando sua identidade visual e seu propósito profissional.
Feito isso, o próximo passo é considerar um plano de fundo (local) que se harmonize e adeque ao seu interesse, por exemplo: se o seu objetivo com o retrato é se recolocar no mercado profissional, otimizando seu perfil no LinkedIn, talvez uma foto sua em um plano de fundo mais sóbrio, numa cor única feita em estúdio, permitirá que você chame a atenção dos espectadores para o assunto principal que é sua identidade.
Outros objetivos podem exigir um cenário natural ou que esteja relacionado à sua área de atuação, como um escritório, fábrica ou o saguão de um shopping. Lembre-se, mais importante do que escolher um lugar lindo ou sofisticado, é encontrar um local que você se identifique e que faça parte dos seus objetivos.
Pensando em ajudar você a se inspirar e melhorar suas fotos e as de sua empresa, preparamos estas sugestões de planos de fundo:
1. Total Black
Retrato em fundo preto é clássico. Ele permite que você chame a atenção dos espectadores para o assunto principal e adicione profundidade à foto. Para deixar a foto ainda mais natural, atenção ao penteado dos cabelos.
2. Cinza clássico
Outra cor de fundo feita em estúdio que é uma das clássicas quando o assunto são fotos corporativas. Você pode usar este cenário para criar cartões de visita ou fotos para perfis nas redes sociais profissionais, já que uma boa foto profissional tende a aparecer 14x mais do que uma amadora no LinkedIn, por exemplo.
3. Branco simples
A vantagem de optar por um fundo branco para fotos profissionais é que ela se adapta perfeitamente a qualquer pessoa e cria um efeito de foto oficial para os negócios.
Vale frisar que é sempre bom intercalar seus retratos de acordo com o local em que eles serão inseridos, para não deixar seu perfil muito “clean”.
4. Outras cores
Nem só de branco, preto ou cinza é feita uma paleta de cores. Optar por fundos em outras cores, como azul, vermelho, lilás, laranja etc. podem contribuir para que o retrato corresponda à cor corporativa da empresa ou um tom associado à área de atuação/segmento. Na dúvida, da escolha entre as cores, vale a pena estudar sobre a psicologia das cores para facilitar seu entendimento e sua escolha.
5. Planos de fundo texturizados
Fotos tiradas contra um fundo texturizado costumam ser mais atraentes do que aquelas tiradas contra um fundo de cor simples.
Um plano de fundo texturizado fará com que suas fotos se destaquem e pareçam mais criativas. E como escolher um local assim? Simples, é possível usar uma tela colorida na parede ou uma parede interna/externa de seu edifício.
6. Paredes
Uma foto tirada contra a parede é uma ótima opção para quem quer criar um projeto inusitado. Você pode escolher qualquer tipo de parede, como tijolo, revestimento de metal, pintura de grafite brilhante etc. Tire fotos do interior do edifício ou use a parede externa como plano de fundo.
7. Like a boss/girlboss (Como um líder/gestor(a))
Uma das melhores opções para tirar uma foto profissional é organizar uma sessão de fotos no local de trabalho. Pode ser um escritório, o saguão de um prédio ou um local de trabalho conhecido. Nesse caso, você terá mais chances de tirar excelentes imagens, pois se sentirá mais confortável e relaxado em um ambiente familiar.
Outro fator que contribui para que você consiga transmitir no retrato um ar executivo ou de liderança são as poses.
8. Biblioteca ou estante de livros
Muitos profissionais consideram os livros o melhor cenário para ser fotografado, especialmente quando se trata de advogados. Você pode escolher entre uma biblioteca ou uma grande estante com livros. O objetivo de deste plano de fundo é associar sua imagem ao conhecimento obtido através da leitura, transmitir experiência e confiança.
Outra dica para complementar esse tipo de plano de fundo tornando essa imagem com essa visão de inteligência e conhecimento é a utilização de óculos, abrir um livro. Isto pode contribuir ainda mais para seus objetivos.
9. Entradas ou corredores
Uma das opções mais criativas de plano de fundo é a escolha de um corredor, túnel, passagem subterrânea e locais semelhantes. Estes locais permitem adicionar profundidade às suas fotos e são formatos de filmagens adequados para executivos de construção, engenheiros, designers etc.
10. Ambiente urbano
Uma paisagem urbana funciona muito bem para quem não gosta de ficar confinado em quatro paredes e pode ser uma escolha interessante caso seu objetivo seja transmitir em seu retrato o movimento das ruas, pontos turísticos e outros locais da cidade.
Aqui a escolha do local deve ser levada com base em sua ocupação. Se você é um político, vale ser fotografado próximo a um objeto icônico na cidade. O melhor cenário para fotografar empreendedores são regiões com arranha-céus e novos prédios.
11. Natureza
Uma foto tirada em um parque, praça ou jardim é uma solução que tem sido utilizada por funcionários de empresas ou que atuam em escritórios para como outra opção às tradicionais fotos internas. O intuito é de posicionarem suas marcas pessoais ou da empresa em questões ambientais, de sustentabilidade ou de qualidade de vida.
Além disso, este estilo de fotografia de retrato é ideal para pessoas cuja ocupação está relacionada a trabalho ao ar livre, meio ambiente, atividades esportivas etc.
Para organizar uma sessão de fotos bem-sucedida, converse com o fotógrafo com antecedência, pois será necessário selecionar o momento certo para fotografar e preparar iluminação adicional.
Viu como você pode deixar seus retratos mais profissionais, com estas dicas simples? O segredo está em ter os objetivos bem alinhados antes da sessão fotográfica, além disso, uma boa conversa com o fotógrafo pode fazer toda a diferença na hora de posicionar ou reposicionar sua marca pessoal.
Agora, se gostaria de solicitar um solicitar um orçamento para já atualizar suas fotos corporativas, clique aqui.