7 Dicas para você nunca mais errar na aparência ao tirar fotos profissionais
Compartilhe
Ser fotogênico parece ser uma tarefa difícil, não é? Fique tranquilo, quando o assunto é retrato profissional, o fotógrafo normalmente conduz a sessão e suas poses para obter os melhores enquadramentos. Mas e quando você tem a impressão ao ver suas fotos, que sua aparência não ficou tão boa a ponto de impactar seu público? Bem, pensando em ajudar, separamos 7 dicas para que você extraia seu melhor na hora de sair numa foto.
Retratos são uma ótima maneira de mostrar os valores e sua marca pessoal. É através de uma boa foto corporativa, que você se posiciona em seu mercado de atuação de forma assertiva fazendo com que seu personal branding se destaque.
Alguns fatores são importantes como o plano de fundo (local das fotos) e a escolha das cores das roupas, por exemplo, já que a psicologia das cores está relacionada à identidade, tanto da marca pessoal quanto a da sua empresa.
Entretanto, um dos fatores, a aparência, tem papel fundamental e pode ser decisivo para se obter aquela foto campeã. Então, se você não se considera uma pessoa fotogênica, é porque ainda não utilizou estas dicas. São elas:
1. Faça uma autoanálise e identifique seus pontos fortes e a melhorar
A primeira coisa que você precisa entender é qual ou quais motivos que fazem com que você não goste de sua aparência nas fotos. Faça um exercício, olhe suas fotos tiradas recentemente ou tire uma selfie agora e estude suas poses e ângulos. Veja em quais condições você está satisfeito com sua aparência e em quais condições seu rosto ou corpo parecem pouco agradáveis.
A iluminação, maquiagem ruim, imperfeições da pele, poses inadequadas, a escolha do penteado ou roupa, falta de ideias criativas para a fotografia - tudo isso pode arruinar sua aparência na foto. Identifique as áreas problemáticas para saber exatamente o que precisa ser melhorado e converse com o fotógrafo sobre isso antes da sessão.
2. Use roupas que melhorem seu tipo de corpo
Não precisamos nem dizer que a escolha das roupas feita de maneira inadequada definitivamente arruinará sua aparência nas fotos. Atenção aos estilos, cores e texturas que se adaptam ao seu tipo de corpo e tom de pele.
A dica aqui é: opte por cores escuras para tornar seu corpo visualmente mais magro. A escolha do traje também depende de outros fatores como o local da sessão, caso seja externo ou em algum ambiente da empresa. Observe quais são as cores predominantes no local onde será realizado a sessão e pense em roupas com cores que harmonizem entre si.
Você ficará mais atraente se usar roupas que o deixem na sua zona de conforto. Por exemplo, se você nunca aplica maquiagem ousada, não faça isso apenas para fotografar. Se você não é fã de saltos altos, usá-los só porque combinam com seu vestido é uma má ideia. Lembre-se sempre dos objetivos da sessão de fotos, seja para o criar o banco de imagens da empresa ou atualizar seu perfil no Linkedin, por exemplo.
3. Maquiagem: menos é mais
Para acertar na maquiagem e ficar impecável, cuidado na escolha dos itens e tons que você irá usar. Tanto a lente da câmera quanto o flash são conhecidos por distorcer a maquiagem, então pense bem na sua rotina de maquiagem, aplique-a sem exageros, não apenas para parecer mais atraente, mas também para “enquadrar” seu rosto.
Quando se trata de tom de pele, lembre-se de escolher o tom de sua base de acordo.
Evite produtos com base mineral e que tenham em sua composição grandes quantidades de dióxido de titânio, já que estes pigmentos podem refletir com mais intensidade à luz do flash e deixar sua aparência mais branca.
4. Atenção aos cabelos
Outra dica importante para se sair bem nas fotos profissionais é cuidar bem do seu cabelo. O flash da câmera enfatiza até os menores fios de cabelo, mais conhecidos como pontas soltas.
Para domar o frizz, utilize algum produto específico como um leave-in ou creme ao fazer o penteado. Um brilho em spray na sequência, deixará seus cabelos perfeitos e pode ser aplicado em segundos.
Não se esqueça da posição correta dos cabelos no momento da sessão de fotos. Para quem possui cabelos compridos, evite deixá-los nos ombros, coloque-os a sua frente ou atrás de seu corpo.
5. Expressões faciais X marca pessoal
As pessoas normalmente não sabem como ficar bem em uma foto, geralmente exibem um sorriso artificial. Se você sorri repetidamente da mesma maneira é mais provável que deixe seu rosto tensionado.
Por isso, pense em algo que te faça feliz no momento da sessão fotográfica, assim você conseguirá sorrir de forma mais natural. Ao sorrir, encoste a língua atrás dos dentes.
E o principal, tenha em mente que uma foto com objetivo profissional irá compor sua marca pessoal, então na hora da sessão lembre-se disso: sua imagem é seu cartão de visitas. Transmita em sua expressão facial confiança, segurança, persuasão e simpatia ao olhar para a câmera.
6. O tal do ângulo
Prefira ângulos mais laterais que garantam a profundidade à foto. Se estiver posando para a foto de corpo inteiro, tente manter as costas retas e ombros para trás.
Vale praticar sua pose antes da sessão de fotos, em diferentes ângulos e expressões, que podem ser na frente de um espelho. Observe seu corpo e detalhes como a famosa papada, por exemplo. Para evitá-la, incline a cabeça levemente para cima e empurre seu rosto um pouco para a frente.
7. Pense com carinho no plano de fundo
Não é preciso nem dizer que o plano de fundo não deve desviar a atenção do assunto principal, que é a pessoa retratada. Sendo assim, antes de realizar a sessão de fotos e contratar o serviço com um fotógrafo, pense no objetivo que se quer atingir com as fotos.
Certifique-se de que o fundo esteja organizado e não tenha objetos com cores chamativas e mais intensas que sua escolha de roupas. Lembre-se que o foco é você.
Uma boa sugestão é pensar num fundo mais minimalista que irá garantir uma foto atraente e profunda.
Opte por locais da empresa ou externos que estejam relacionados a seus objetivos. Na ausência de um local, ainda vale realizar a sessão de fotos no estúdio do fotógrafo.
Cuidado com a ausência de contrastes: pessoas com cabelos escuros devem evitar fundos pretos ou se você tem uma roupa totalmente branca, não faça uma sessão de fotos em um fundo branco.
Viu só como é possível ser mais fotogênico nas fotos com poucas dicas? Para ajudar você ainda mais, sugiro ler esse outro post que ensina como criar conteúdo envolvente para suas redes sociais a partir do seu próprio banco de imagens.