Blazer: inspiração e tendência
Compartilhe
Opção casual ao terno e costume, o blazer é uma peça descomplicada, sinônimo de elegância em dias mais frios e atualmente com modelos que podem ser usados até no verão. Entenda mais da peça que é um dos clássicos da moda!
Cada vez mais popular na moda masculina, o blazer tornou-se peça curinga no guarda-roupa de muitos homens. É um item que possibilita facilidade em compor trajes que vão do formal ao descontraído.
Blazer e paletó são a mesma coisa?
Não. Explico. Paletó faz parte do conjunto de um costume (ou terno), leva o mesmo tecido que o da calça, é feito de um material com acabamento mais fino e modelagem mais ajustada.
Já o blazer, possui modelagem mais ampla, podendo ou não vir com forro interno. Com um ar mais casual, pode ser encontrado em versões mais alongadas e variações nos cortes dos bolsos.
O shape clássico
São modelos de blazer masculinos para situações mais formais, normalmente em alfaiataria e por isso, formam produções boas com calças e sapatos sociais. Também podem ser usados sobre outras peças além da camisa tradicional, como camisetas.
Possui uma variedade de modelos, em diferentes modelagens e cores, lembrando que as cores claras são perfeitas para o dia. O modelo slim, por exemplo, possui caimento mais rente ao corpo e pode ser ideal para homens que preferem roupas mais justas.
Veste bem homens de todos os tamanhos.
O novo shape
Releitura mais curta e justa do blazer clássico. Os modelos em sarja e suede são bastante populares e combinam tanto com as calças mais formais, como com jeans e modelos mais despojados.
Vale observar o seu corpo antes de adquiri-lo já que alguns modelos comercializados foram desenvolvidos para homens mais magros e de tronco e pernas alongadas. Para não errar, combine-o com peças mais rentes ao corpo.
Existe alguma ocasião ideal para usá-lo?
Embora muitos achem que não, algumas premissas devem ser sempre observadas. A começar pela famosa expressão dress code, que é o código de vestimenta das empresas e eventos. Por mais que as instituições mais inovadoras tenham excluído o código, para uma grande maioria, ele ainda está presente, mesmo que de maneira discreta.
Logo, o ideal é sempre usar o bom senso e uma boa pesquisa antes, do local que você vai ou daquele evento do qual você foi convidado. Também é importantíssimo conhecer seu corpo: noções de biotipo físico e caimento também ajudam na hora de escolher.
E o que usar nos pés?
Novamente, o que fará a combinação do calçado com o blazer e calça será sempre a ocasião ou da formalidade que você quer passar.
Blazer com jeans se identifica com vários tipos de calçados, como tênis (jamais esportivos), botas, sapatos variados.
Blazer com calça social, sempre com sapatos, respeitando sempre a formalidade que a ocasião pede.
Cores?
Depois de adquirir modelos em tons neutros (tenha pelo menos um no guarda roupa, por favor) aposte em uma cor marcante como azul ou vinho.
Para aqueles mais modernos, valem os tons mais fortes como o azul-royal e o vermelho. Escolha calça, camisa ou camiseta básicas para acertar na combinação.
Qual é o caimento ideal para o blazer, então?
Primeiramente, vamos esclarecer uma coisa, ok? Ao escolher uma peça, por mais que seja a sua cara, ou que você tenha adorado a estampa, olhe primeiro o caimento da peça. Observe seu biotipo físico para que a peça se ajuste a ele, principalmente se tratando de alfaiataria.
Falando sobre caimento, outra dica a se observar é sobre a costura do blazer, aquela que liga o corpo da peça aos braços (a linha do ombro).
Esta costura deve ficar sobre os ombros, se passar, mostrará que está sobrando tecido nos braços e se for menor, o tecido nos ombros ficará enrugado, sem contar que você sentirá o aperto. Então, caimento sempre!
E, se você quer saber mais sobre dicas de moda e como a sua identidade visual pode ser importante para seu negócio, não deixe de ler este post e aprenda a melhor forma de se apresentar nos negócios e em seu emprego.