Como explorar a foto de capa do seu perfil no LinkedIn
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O LinkedIn é uma rede social que oferece ferramentas para que os usuários possam se relacionar, promover conexões e gerar novos negócios. Semelhante a outras redes sociais, ele também permite que você insira uma capa para o seu perfil. E ela é extremamente importante, já que funciona como um outdoor, divulgando suas marcas e valores. Então saber utilizar esta ferramenta pode ser de grande valia.
A capa do LinkedIn é a segunda imagem mais importante de um perfil. É ela que os seguidores veem quando entram na página, causando a primeira impressão.
Pode parecer simples, no entanto, a foto de capa não é uma coisa fácil de escolher se o objetivo é tornar seu perfil cativante, atraente para o público que você deseja atingir.
As pessoas estão lá para fazer negócios, seja para procurar um emprego, fazer contatos profissionais, oferecer vagas, falar sobre o mercado ou construir sua reputação.
A presença das empresas nessa rede, portanto, deve ser voltada para fortalecer sua imagem diante do mercado. Nesse contexto, as imagens publicadas são essenciais para construir uma percepção positiva, consistente e profissional sobre a marca.
Pensando nisso, preparamos neste artigo, dicas para você otimizar a capa de seu perfil no LinkedIn e contribuir para torná-lo um perfil campeão.
Tamanho da imagem de capa
No LinkedIn, você tem liberdade para publicar imagens nas medidas que achar melhor, mas é interessante utilizar um tamanho padrão, que seja adequado para visualização tanto no desktop quanto no mobile.
Por isso, é importante seguir as dimensões recomendadas que no caso da capa do LinkedIn seria de 1536 x 768 px (pixels).
Distribuição das informações dentro da imagem de capa
Uma vez determinada as dimensões da imagem, outra dica importante que deve ser levada em consideração é a disposição das informações dentro da foto. Isto porque, mesmo ela estando na medida recomendada, existe um corte de enquadramento que é feito pela rede social em todas as capas.
Por isso, antes de escolher uma imagem ou criar uma arte gráfica (banner etc.) lembre-se de deixar textos e informações importantes centralizados na imagem.
Além disso, a visualização nos dispositivos (desktop, celular) também muda, então analise as dimensões antes de salvar a foto na rede.
Sugestões de tipos de imagens para capa de perfil
Em tempos de constantes interações através das redes sociais, a habilidade de explicar algo por meio de imagens é o que fará toda diferença, já que são grandes responsáveis por otimizar e melhorar os resultados, em termos de cliques.
Seja você o dono de uma empresa em busca de mais informações sobre imagens no LinkedIn ou um profissional que quer aprender como deixar seu perfil pessoal perfeito, a escolha das imagens são fatores que influenciam seu perfil no LinkedIn com a finalidade de alcançar o sucesso. Sendo assim, separamos algumas sugestões de acordo com os perfis, empresarial e pessoal.
1. Capas para perfis empresariais
- Imagem institucional: imagens de suas dependências, peças gráficas utilizadas pelo marketing da empresa. Vale criar conteúdo envolvente a partir do próprio banco de imagens da empresa;
- Imagem da Marca: figura com elementos da marca da sua empresa para reforçar o posicionamento do seu branding;
- Anúncios/Eventos: divulgar eventos importantes da empresa, campanhas, promoções e até mesmo parcerias;
2. Capas para perfis pessoais
- Foto chamativa que traduza seu jeito de ser;
- Uma ilustração conceitual sobre sua área de atuação;
- Peça gráfica (arte) personalizada que reforce sua entrega ao mercado atuante.
Erros mais comuns ao personalizar a capa do LinkedIn
Seja uma imagem chamativa que traduza melhor o seu estilo ou que esteja relacionada com a sua área de atuação, uma boa imagem de fundo pode causar uma boa impressão para os seus contatos ou empresas que queiram te contratar. Contudo, alguns pontos de atenção devem ser observados para que você não transforme sua capa, e consequentemente seu perfil, numa página malvista.
Um dos erros mais frequentes está no excesso de textos dentro da imagem, por dois motivos: o redimensionamento da imagem pela rede faz com que as informações que não estiverem centralizadas na foto, acabem sendo cortadas, tornando a capa sem sentido e com uma aparência ruim perante os usuários. E o último motivo é a poluição visual que o excesso de palavras na capa pode ocasionar. Lembre-se, assim como um outdoor, menos texto é mais.
Atenção às cores ao personalizar sua capa de perfil no LinkedIn. Use cores que estejam alinhadas à sua marca, aos valores do seu negócio e a sua personalidade (perfil pessoal). Evite utilizar misturas de cores na hora de criar ou escolher as fotos, para que elas não fiquem contrastantes demais.
E o erro mais comum, fazer download de imagens diretamente da pesquisa do Google. Gente, para quem não sabe, TODAS as imagens disponíveis pelo Google em sua busca, possuem direitos autorais. E o que isto significa? Que você ou sua empresa não podem utilizar tais fotos sem a autorização de seus responsáveis, sob pena de multa, indenização e até prisão.
Então para utilizar fotos obtidas na busca de Google, que tenham autorização para uso comercial, você deverá seguir estes passos:
- Acesse o Google;
- Clique no menu Imagens;
- Digite a palavra-chave que você procura;
- Clique no menu Ferramentas;
- Na sequência, clique na aba Direitos de Uso;
- Selecione Licenças comerciais e outras e pronto!
Viu só? O seu perfil no LinkedIn pode ser um grande aliado para que você tenha sucesso na conquista de contatos e boas oportunidades de negócios. Por isso, é importante que todos os campos de seu perfil estejam preenchidos devidamente e as imagens, de perfil e de capa sejam utilizadas de forma estratégica para garantir bons resultados.
Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você e sua empresa e para tornar seu perfil ainda melhor, não deixe de ler como criar um perfil campeão e bombar na rede de negócios.