Entenda qual a importância da identidade visual para o seu negócio
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Entendemos como identidade visual a construção de elementos gráficos e visuais como logo, embalagens de produtos etc., que têm por objetivo comunicar ao público os valores, o conceito e o posicionamento de uma marca no mercado.
Todos estes aspectos fazem com que a marca e principalmente a empresa responsável sejam lembradas e reconhecidas pelo público. Afinal, como ser reconhecido sem uma imagem?
Por isso, é de extrema importância ter uma boa identidade visual na estratégia de qualquer negócio, já que torna mais fácil o processo de encantamento e conversão de clientes.
Quando a estratégia é mal desenvolvida ou pouco explorada, as chances de o público dar a devida importância ao seu negócio acabam sendo mínimas.
Quer saber mais sobre a importância de uma boa identidade e como otimizar a visibilidade de sua empresa? Nós vamos contar a seguir algumas dicas:
1 - Explore os elementos, defina sua identidade
Os elementos gráficos que compõem uma marca são o primeiro passo e um dos principais pontos a serem levados em consideração.
É de extrema importância que seu negócio, tenha documentado a tipografia utilizada em seu logo e materiais de divulgação (flyers, cartazes e outdoors, por exemplo), assim como a paleta de cores e o significado delas. E isto deve estar alinhado com todos dentro da empresa, pois faz parte dos valores que são apresentados aos clientes e consumidores do seu produto ou serviço.
O conjunto de aspectos que forma a identidade visual necessita sintetizar a personalidade de sua empresa. Pense nisso, quanto mais caprichada for a estratégia, mais espaço a marca ganha na vida do consumidor, ao ponto de ser reconhecida apenas por suas cores, como é o caso de grandes marcas existentes no mundo.
2 - Aumente sua presença nas redes sociais
As redes sociais são um fenômeno tecnológico que dominaram todo o mundo e o mercado global. É difícil ver uma grande marca que não tenha um perfil no Facebook ou Instagram, por exemplo.
É por ali que seu cliente vai conhecer seu produto, saber mais sobre seu trabalho, acompanhar promoções ou eventos de forma mais rápida e prática. Lembre-se que não é preciso estar em todas as redes possíveis, e sim naquelas que seu público, ou seu perfil ideal de clientes está em maior abundância.
3 - Produza conteúdos atrativos
Tenha em mente que o cliente irá atrás do que lhe interessa. Se você produz sempre a mesma coisa ou não tem ideias inovadoras de conteúdo, provavelmente, sua imagem será abalada.
Contrate bons profissionais ou esteja sempre por dentro das tendências de artes, fotos, vídeos, textos do mundo corporativo. Dê ao seu público o que ele precisa ou mostre, para quem não está interessado em seus serviços, o porquê dessa necessidade.
4 - Compartilhe o dia a dia de sua empresa
Como dito acima, as redes sociais são ferramentas prontas para ajudar as empresas. Vai realizar um evento? Divulgue e compartilhe os bastidores nas redes. Desenvolveu um novo produto? use as redes para atrair novos compradores.
Busque ser bastante visual nesses processos, apostando em fotos e vídeos profissionais, por exemplo. Lembre-se de produzir conteúdo com alta qualidade, então nada de imagens ou artes com baixa resolução ou vídeos escuros demais.
Portanto, quando trabalhamos o conjunto de identidade visual, marca e as estratégias (branding) de forma objetiva e planejada, fica muito mais fácil se inserir e se estabelecer em um mercado de forma espontânea, gerando consumidores fiéis do seu produto ou serviço.
Agora que você sabe a importância da identidade visual sobre seu negócio, confira neste artigo a importância de uma boa foto de perfil para os negócios.