Food Styling: 7 dicas de fotos de comida para você turbinar suas vendas
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O food styling vai muito além de uma foto bonita de um prato. É a arte de contar histórias com a comida, valorizar os ingredientes e transmitir sensações, como estimular o paladar. Mas é preciso ter cuidado para que a foto seja o mais natural possível ou seja, nada de comidas envernizadas, parecendo artificiais. Confira o post.
Por vezes preparamos um prato lindo, mas a foto acaba não transmitindo a imagem que vemos na vida real. E quem trabalha com gastronomia, restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos sabe bem a importância de uma foto bonita nas redes sociais para conquistar os clientes.
É aí que entra em cena o food styling, expressão em inglês que significa a arte de produzir a comida antes dela ser fotografada, para tornar as imagens atraentes aos olhos. E o profissional que domina esta técnica, também conhecido por estilista de comida, é o food stylist.
Assim, como a engenharia de cardápio, técnica e metodologia para aumentar as vendas dos estabelecimentos alimentícios, o food styling é muito importante para contribuir nas vendas, já que como diz o clichê “imagem é tudo”.
Pensando nisso, preparamos 7 dicas para você deixar as fotos dos seus pratos e bebidas mais elaboradas e visivelmente bonitas.
1. Aposte na iluminação
Primeiro passo: ter domínio da luz é fundamental para se obter uma boa foto. Quando falamos, em dominar a luz, não significa que você tenha que comprar a melhor luz do mercado, mas sim, saber utilizar a luz natural a seu favor.
Utilize luz lateral, abra portas e janelas do ambiente onde serão feitas a sessão fotográfica. Se o espaço permite, dê preferência por fotografar pela manhã, já que esta luz natural é mais difusa e pode ajudar nos cliques.
Tome cuidado ao fotografar utilizando flashes diretamente nos alimentos, já que a dificuldade de encontrar um bom ângulo, pode deixar as imagens sem brilho e até mesmo modificar sua cor natural no final do trabalho.
2. Escolha ingredientes frescos e bonitos e aposte naqueles do próprio prato
Os alimentos perecíveis devem ser escolhidos a dedo, antes da montagem dos pratos e da sessão de fotos. Preste atenção às imperfeições que certos alimentos, como frutas, verduras e legumes podem apresentar, pois estas ficarão evidentes na fotografia em close.
Sendo assim, escolha os ingredientes mais naturais, como aquela cebolinha, manjericão ou o alecrim que enfeitarão certos pratos, por exemplo.
Aposte nos elementos presentes no prato para ajudar na composição da foto e contar uma história. Este tipo de composição reforça a ideia do “feito à mão” e contribui para dar atenção e foco ao elemento principal do prato.
O food styling é de um hamburguer? Que tal usar alguns dos ingredientes, como as verduras, carne e os molhos para dar um toque de storytelling à imagem?
3. Tenha em mãos azeites, óleos e glicerina (o quê?)
Foi isso mesmo que você leu: muitas das comidas fotografadas que você vê na internet ou em capas de revistas gastronômicas, para ter aquele brilho todo, levam alguns truques que explicaremos aqui.
Para dar brilho a carnes brancas e massas, aplique azeite com um pincel. Isto fará com que elas pareçam que saíram da grelha ou do forno naquele minuto. Já a carne vermelha fica mais bonita com pinceladas de molho teriyaki ou similar.
Já para as saladas, utilize um borrifador com água e glicerina ou use gelo na parte de baixo do recipiente. Isto fará com que as verduras pareçam mais frescas nas fotos.
Vale lembrar que ao manusear demais esses alimentos e inserir elementos químicos nos pratos, como a água com glicerina, por exemplo, estes deverão ser descartados e jamais consumidos.
4. Desodorante nas bebidas?
Fotografar não é apenas apertar um botão e clique, a imagem está perfeita. E quando, o assunto são bebidas geladas, esse clique nem sempre vem com facilidade. Uma das dicas que sugerimos, é usar desodorante para “suar” o copo e colocar bebida em temperatura ambiente dentro.
Isto evita que você tenha um copo escorrido e a mesa molhada após alguns minutos.
5. Brinque com as texturas e preste atenção às louças e utensílios
Tanto a textura dos alimentos quanto dos acessórios ajudam a trazer riqueza à fotografia gastronômica. Pense como elementos de tecido, madeira, louças e talheres podem harmonizar nas fotos, explore a identidade visual de sua marca, pense em como a psicologia das cores pode favorecer.
Sobre as louças escolhidas para compor as fotos, prefira peças pequenas e médias, que evitarão roubar a cena, dificultando a inserção de mais elementos. Opte por louças de cerâmica, pois elas possuem pouco brilho e refletem menos a luz. Isto vale também para os talheres muito brilhantes.
A ideia é sempre contar uma história, seja do prato, do chef de cozinha ou de sua marca, e na era digital, mandar bem nessa harmonização pode ser a diferença entre um post comum nas redes sociais, ou aquele que viraliza e traz reputação para seu estabelecimento.
6. Manuseio dos pratos
Para evitar marcas como impressões digitais que podem aparecer com o flash, manuseie com luvas os pratos, copos e utensílios que serão fotografados. Aproveite e limpe as superfícies com hastes de algodão flexíveis.
7. Turbine as imagens com aplicativos
Os aplicativos de celular são aliados na hora de compor boas fotos de comida. Mesmo que seu restaurante ou bar, contrate um fotógrafo profissional para entregar sua sessão de fotos de comida, o fato é que saber utilizar os aplicativos certos pode ser mais uma vantagem para seus pratos venderem mais. Por isso, destacamos alguns:
Snapseed: aplicativo gratuito para edição de fotos, como correção, contraste de tons e outros ajustes em suas ferramentas para criar peças gráficas e publicitárias para você postar em suas redes sociais;
Unum: através dele você pode planejar e organizar suas postagens, fornecendo uma prévia do seu feed no Instagram;
Unfold: permite fazer montagens das fotos para valorizá-las ainda mais em postagens no Stories do Instagram.
Viu só como você pode deixar as fotos dos seus pratos e drinks mais profissionais, com estes truques simples? O segredo está em pesquisar e testar sempre, descobrindo novas formas de divulgar seus produtos.
Agora, para tornar ainda mais profissional suas fotos, seja para inseri-las em cardápios, em aplicativos de delivery ou em suas redes sociais, conte com o trabalho de um fotógrafo profissional há mais de 20 anos, o Alefotografo. Clique aqui e solicite um orçamento.