Posicionamento e Reposicionamento de Imagem: você sabe qual a diferença?
Compartilhe
Os conceitos de posicionamento e reposicionamento são muito utilizados no universo do branding. Mas no universo da fotografia e da marca pessoal esses termos também se aplicam para identificar sua imagem perante seu público. Confira no post a diferença entre eles e como podem ser aplicados.
É totalmente compreensível que os termos posicionamento e reposicionamento de imagem sejam confusos para aqueles que não fazem parte do segmento de branding e personal branding. Na verdade, é muito comum o não conhecimento das duas práticas e o mais importante, o conhecimento da diferença entre elas.
Por isso, preparamos este post para que você possa entender a importância que estas duas estratégias têm na hora de definir seus objetivos com o retrato corporativo.
O que é posicionamento de imagem?
Para sermos diretos, podemos dizer que posicionamento de imagem é tudo aquilo que atinja a memória e o reconhecimento do seu público através de sua imagem, pessoal ou profissional. Chamamos esta estratégia de personal branding, não foca em produtos e serviços, mas sim na imagem que sua marca pessoal irá transmitir para o seu cliente, como a aparência, por exemplo.
Basicamente, esta técnica se assemelha ao posicionamento de marca, e se baseia em 3 pilares:
1. Estratégia
2. Atitude
3. Imagem
O primeiro item, diz respeito ao planejamento, momento de analisar sua personalidade e a forma como você transmite as mensagens para seu público.
Nesse ponto, é importante que suas atitudes sejam coerentes com os valores e as mensagens propagadas para construir nos diversos públicos sua identidade ideal.
Quando estratégia e atitude são claras e coerentes, o resultado da imagem da marca pessoal percebida tende a refletir sua boa reputação junto ao público consumidor — gerando mais credibilidade e confiança.
Um posicionamento de imagem bem-sucedido é aquele que o público entende sua mensagem, aprova suas atitudes e hierarquiza sua imagem no topo de sua lista de preferências, acima das outras.
Quais são os benefícios do posicionamento de imagem para minha vida profissional?
Para que um produto e/ou serviço alcance notoriedade e espaço no mercado, é imprescindível que eles traduzam em suas comunicações, aquilo que sua empresa representa, certo? Quando o assunto é sua imagem profissional, se aplica a mesma ideia.
Uma boa estratégia de posicionamento de imagem pode trazer muitos benefícios, desde uma satisfação pessoal, uma promoção dentro da empresa que atua, a sensação de mudança ou de pertencimento a algum local ou grupo de pessoas, a conquista de novos clientes e por aí vai.
É importante mencionarmos, em se tratando de benefícios de posicionamento, todo resultado dependerá de um posicionamento claro e objetivo e só um plano de posicionamento de imagem é capaz de auxiliar nisto.
Mas afinal, e o que é reposicionamento de imagem e quando devo fazê-lo?
Como o próprio nome já diz, reposicionar uma imagem, seja ela pessoal ou profissional é atualizar sua identidade visual, linguagem e comunicação. É renovar os valores e a maneira como você se coloca no mercado e para seu público.
Geralmente esta estratégia é adotada quando observamos falhas na comunicação com seu público, que acaba levando a perda de clientes e vendas, dificuldades de relacionamento com colegas de trabalho e até demissões.
Não é só uma busca por um destaque como profissional, mas uma melhora ampla e completa na forma como a você atende as expectativas do seu público que deseja atingir.
Então, vale lembrar que as mudanças são necessárias, porém, elas nunca podem afetar a essência e as origens da marca.
É como a linguagem, que muda ao longo dos anos. As gírias no passado, e os emojis de hoje por exemplo, permitem que você expresse um sentimento de diferentes formas, mas o significado final é sempre o mesmo. Sendo assim, o reposicionamento deve preservar suas raízes quanto profissional e pessoa integrante da sociedade.
O foco tem que ser uma adequação na sua forma de comunicação, linguagem corporal, nos trajes e nas fotos profissionais para que você possa mostrar sua postura diante de seu cliente consumidor ou audiência.
Qual a importância do reposicionamento da marca?
Quando falamos em reposicionamento de imagem profissional queremos automaticamente dizer que sua marca pessoal foi revigorada! Está com um ar diferente.
Dependendo da razão que motivou você a se reposicionar, a atitude pode corrigir falhas, promover melhorias, alinhar-se à cultura organizacional da empresa que atua, enfim, trazer um fresh air para os olhos do consumidor. É renovador. Mas somente quando necessário.
De modo geral, o reposicionamento se faz necessário em situações de crise, mas também pode ser importante para renovar as estratégias de marketing e comunicação e atingir novos públicos.
Ambos os processos, posicionamento e reposicionamento, requer etapas a serem seguidas, como explorar sua comunicação visual (a escolha dos seus trajes e acessórios, cores das roupas etc.), verbal (tom de voz, expressões etc.) e linguagem corporal (poses, postura etc.).
Agora que você já a diferença entre posicionamento e reposicionamento de imagem, que tal atualizar suas fotos profissionais e aproveitar para colocar em prática estas estratégias? Clique para solicitar um agendamento de sessão fotográfica.