7 Erros que você deve evitar na foto de perfil no LinkedIn
Compartilhe
Já falamos em outros posts aqui sobre a importância de ter um perfil profissional no LinkedIn. E um dos itens mais importantes, a foto de perfil é capaz de fazer a diferença entre ser reconhecido por outros profissionais ou não. Por isso, confira a seguir algumas dicas do que deve ser evitado na hora de escolher uma foto para seu perfil.
De acordo com especialistas do setor de recrutamento, ter uma foto profissional em seu perfil no LinkedIn, aumenta em 14 vezes as chances de ser visto na rede.
Isto significa mais chances de ser recolocado no mercado de trabalho e novas oportunidades de negócios, que podem surgir a partir de uma boa imagem.
Por isso, cuidar da imagem que você passa é essencial para ser visto como alguém confiável, a ponto de as pessoas sentirem-se atraídas por você, para conversar, propor parcerias, convidar para enquetes ou eventos e por aí vai.
Outro fator importante é a atualização constante destas fotos, afinal, com o tempo nosso rosto muda, envelhecemos ou acabamos mudando o visual/estilo.
Pensando em tudo isso, preparamos este artigo com 7 dicas do que você deve evitar para conseguir a foto perfeita para seu perfil e ficar bem na foto!
1. Fotos com outras pessoas e cortadas
Primeira regra: fotos com outras pessoas, não dá, certo? Para começar, este tipo de foto causa dúvidas nos usuários quanto a identificação do “dono” do perfil na imagem.
Por melhor que tenha ficado a foto com os amigos não se deve utilizar fotos em grupos, muito menos colocar a mesma foto onde se percebe nitidamente que as demais pessoas foram cortadas da imagem.
As empresas e recrutadores precisam e gostam de saber claramente para quem eles estão olhando, então, seu perfil, sua foto, ok?
2. Não se esconda nas sombras
Uma foto escura pode até ser interessante para fins artísticos, porém, sua imagem deve estar nítida aos olhos, principalmente seu rosto. Portanto, evite fotos mau iluminadas, transparência aqui é tudo.
3. Fotos em preto e branco ou retrô
O LinkedIn é a maior rede social de negócios do mundo, onde pessoas se conectam com os mais variados níveis profissionais e elas querem construir uma ideia de quem você é agora.
Sendo assim, certifique-se de escolher uma foto que esteja atualizada e retrata a pessoa que você é hoje, mais do que 20 anos atrás.
Fotos em preto e branco ou sépia não são indicadas para isso, assim como o excesso de filtros e tratamentos também não. Deixe esse tipo de foto para utilizar no Instagram.
4. Fotos muito longe ou perto demais
Sua imagem não deve estar nem muito longe nem perto demais da câmera no momento da foto. Escolha fundos/cenários que facilitem o reconhecimento do seu rosto.
Apresente um retrato corporativo onde seja possível que outras pessoas te reconheçam. Lembre-se, sua foto de perfil tem por objetivo, identificá-lo e transmitir a mensagem que você quer passar, então cuide bem para que você passe a mensagem que gostaria.
5. Fuja das selfies clichês
A boa etiqueta do LinkedIn pede que a foto de perfil demonstre pelo menos profissionalismo. Assim, fuja daquelas famosas selfies clichês com beijinhos, no restaurante, caretas, na academia, fotos no espelho ou fazendo sinais com as mãos.
Você já ouviu falar de marketing pessoal ou de personal branding? Bem, no LinkedIn eles têm muito valor, então sugiro deixar essas selfies para outras redes sociais.
6. Por que tão sério?
As pessoas querem trabalhar com indivíduos que são fáceis de lidar e que apresentem atitudes positivas.
Cuidado com fotos sérias demais ou que demonstrem frieza. Vale sorrir sim, já que ele costuma ser agradável e tende abrir portas por explorar a empatia. Além disso, facilita a conexão com outras pessoas.
7. Anonymous
Por mais que você não tenha a foto ideal em seu perfil, jamais deixe ele sem uma foto, apenas com o avatar anônimo. Isso afeta a credibilidade de todo o perfil, mesmo ele contendo todas as demais informações preenchidas.
Portanto, sempre troque sua foto de perfil e, se ela não estiver adequada, providencie outra o mais rápido possível.
Importante, nada disto são regras. Trata-se de dicas de fotografia que foram testadas e acompanhadas no mundo corporativo por mim ao longo de minha jornada profissional.
Então, você não é obrigado a nada. Se você tiver uma foto que o represente perfeitamente e que não siga nenhuma destas dicas, teste. Peça opiniões a outros profissionais e vá em frente.
Ah, uma última dica, se você pretende turbinar seu perfil para garantir melhores chances de um emprego, sugiro começar atualizando suas fotos de perfil e capa no Linkedin com a sessão de fotos do Alefotografo.