7 Dicas para maximizar seu perfil no LinkedIn
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Você já deve ter conhecimento da importância que o LinkedIn possui no meio profissional, não é mesmo? Que tal então aprender como melhorar seu perfil na rede para ser encontrado pelos recrutadores e conseguir um emprego? Confira agora!
É impossível, na era da internet, fugir da maior rede social profissional do mundo. Seja para fazer networking, conquistar a tão sonhada vaga de emprego ou divulgar a marca de um negócio, é imprescindível estar presente no LinkedIn.
Junte isto, ao fato de que existem mais 630 milhões de usuários cadastrados no LinkedIn, interagindo, gerando oportunidades de negócios e fazendo relacionamentos. Percebeu a importância?
Sendo assim, são grandes as chances de você interagir com diversas corporações, de pequenas empresas a multinacionais, principalmente quando o assunto é recrutamento de colaboradores.
Mas você deve estar se perguntando: como me destacar em meio a tantos perfis?
Basicamente, conseguir um bom posicionamento nos buscadores do LinkedIn, ou seja, estar em evidência, é o segredo. Mas como fazer? Acompanhe o post a seguir:
1. Otimize a sua foto de perfil
A dica mais básica para se ter um perfil no LinkedIn. De acordo com a própria plataforma, perfis com fotos são 14x mais vistos na rede, principalmente as fotos profissionais.
Lembre-se: não estamos falando daquela sua foto de fim de semana com amigos, ou no churrasco. Aqui, a dica é explorar sua marca pessoal, a forma como você quer ser visto pelos recrutadores.
Pense nas cores que você gostaria que fossem sua marca, pense na expressão que você quer passar com sua imagem. Na dúvida, procure profissionais, como fotógrafos, especializados em retrato corporativo e posicionamento de imagem, que podem ser muito úteis para ajudar a construir sua identidade visual.
2. Cargo: mantenha-o sempre atualizado
Para os mecanismos de busca, o cargo é a tag mais importante no LinkedIn! Isto porque, os recrutadores, em sua maioria, quando pesquisam por candidatos na rede, utilizam palavras-chave de acordo com a vaga.
Você não precisa, necessariamente, utilizar o cargo registrado em sua carteira de trabalho. Mas, deve se atentar à função que exerce e escrevê-la de maneira clara, esse é o caminho.
Então, evite expressões como “desempregado”, “disponível no mercado” ou a famosa “buscando recolocação profissional”, mesmo que esteja desempregado(a). Afinal, raramente o recrutador vai pesquisar candidatos para vagas utilizando essas palavras-chave.
Utilize exatamente o termo que está buscando como vaga, para o cargo que deseja. Sendo assim, se está buscando uma vaga como desenvolvedor web, por exemplo, escreva isso.
3. Resumo do perfil: não o ignore!
Ter um resumo do perfil é uma excelente oportunidade para dizer objetivamente mais sobre você e suas habilidades. Por isso, aproveite este campo para otimizar seu perfil para que ele tenha um posicionamento melhor nas buscas.
Pesquise por palavras-chave relevantes da sua área de atividade e função e evidencie-as, criando uma hierarquia neste que é um considerado o mini currículo do seu perfil.
4. Personalize sua URL
Um fator determinante para um bom posicionamento nos motores de busca, a personalização da URL no LinkedIn é gratuita e DEVE ser feita, ok?
Veja este exemplo:
Definitivamente, o 1º é muito mais interessante, não?
Lembre-se que seu perfil pode aparecer diretamente no Google e em outros buscadores, então é essencial que a URL seja amigável.
Aproveite este link para colocá-lo em seu currículo, site, blog e outros canais relevantes para divulgar sua imagem profissional.
5. Recomende conexões
Uma das dicas mais fáceis: quanto mais recomendações você tiver, mais relevante é o seu perfil. Por isso, é preciso praticar, comece deixando uma recomendação a um colega de trabalho, stakeholders, ex-colegas de MBA ou profissional que você tenha mais intimidade como um amigo.
Só não se esqueça, que o comentário deve ser profissional e dizer respeito às qualificações, personalidade e habilidades da pessoa em questão. E espere a reciprocidade, claro.
6. Interaja na rede, explore o Networking
Deixe a vergonha de lado e solicite o contato de pessoas do seu ramo de atividade, estimule o networking!
Imagine que a rede é um grande evento, onde você terá contato com diversos profissionais e pessoas influentes, que compartilham experiências e ideias.
Interaja em grupos de discussão sobre temas que estejam relacionados aos seus objetivos. Estes grupos podem ser uma grande oportunidade para a troca de vivências e pontos de vista diferentes do seu, vale a pena.
7. Alimente sua audiência
Por fim, crie conteúdo para sua audiência no LinkedIn. Posts que sejam relevantes sobre assuntos que você domina ou que possui autoridade geram mais engajamento e fazem parte de uma estratégia de marketing valiosa.
Uma ferramenta muito interessante para ajudar você nesta questão é o LinkedIn Pulse, uma espécie de blog que permite a publicação de artigos valiosos. Para quem está começando a gerar conteúdo, ele pode ajudar e muito a aumentar o alcance de seus posts, se combinado com um poderoso artigo, claro.
Muitos dos influenciadores que estão na rede social hoje começaram escrevendo sobre um tema que dominam. Então, compartilhe o seu conhecimento!
Certamente os robôs (bots) levarão estes dados em conta na hora de mostrar seu perfil nos resultados das pesquisas e ajudará você a agarrar a chance de conseguir seu próximo emprego!
Ah, uma última dica, se você pretende turbinar seu perfil para garantir melhores chances de um emprego, sugiro começar atualizando suas fotos de perfil e capa no Linkedin com a sessão de fotos do Alefotografo.