Posicionamento de imagem profissional: o que é e como aplicar
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Posicionamento é algo muito importante, principalmente quando o assunto é a criação de uma marca. E quando se trata de sua marca pessoal, deve ser levado a sério, já que tem tudo a ver com sua presença na web e como você cria a sua imagem para seu público-alvo. Por isso, confira no post o que posicionamento e as formas de se posicionar para criar seu personal branding.
Quando compramos algo, nós não olhamos apenas para o preço de um produto. Observamos também a qualidade do produto, os comentários relacionados a satisfação dos clientes e, claro, o posicionamento da imagem.
Então todo profissional, seja ele de uma grande ou pequena empresa, empreendedores, educadores ou profissionais liberais vivem uma revolução no modo de se relacionar com seu público-alvo, clientes, parceiros e mercado.
E as redes sociais surgiram com novos desafios e dando oportunidades para todos que desejam se tornar referência e autoridade no nicho de atuação.
Por isso, para utilizar esses meios de comunicação de forma estratégica com o objetivo de alavancar os resultados é que se faz necessário criar um posicionamento de imagem profissional coerente com seu propósito.
Mas o que é posicionamento de imagem profissional?
O posicionamento pode ser definido como a imagem que você, neste caso, possui na mente do seu público ou cliente. E essa imagem pode vir a ser positiva ou negativa, conforme os atributos e valores oferecidos por você. Afinal, quem mais gera credibilidade, empatia e proximidade vai se destacar e ponto.
Portanto, nosso maior objetivo ao trabalhar o seu personal branding, é buscar uma posição única na mente da sua audiência e do seu cliente.
Como aplicar o posicionamento de imagem profissional?
Ter uma foto bonita não é o suficiente para passar credibilidade a sua audiência. Logo, cabe a você se perguntar o que a sua marca pessoal gera na cabeça das pessoas. Pensando nisso, faça um exercício e responda a três perguntas:
1. Quem é o seu cliente?
O primeiro passo para garantir resultados com o posicionamento de sua marca pessoal é entender quem é o seu público-alvo, para quem você pretende transmitir os valores de sua identidade.
Sem essa compreensão, é impossível entender qual a melhor maneira de se comunicar com ele e solidificar a sua marca.
2. Qual impacto da sua imagem na vida das pessoas?
Todo produto inventado tem como objetivo resolver um problema. Então você quanto marca precisa responder quais são os valores que sua imagem transmite e como isso pode melhorar e contribuir para resolver a dor do seu público.
Logo, cabe a você se perguntar se a percepção que você gera na cabeça das pessoas:
- É algo que lhe satisfaz;
- Você quer reforçar;
- Mudar, de alguma maneira;
- Tem a ver com seus valores;
- É relevanted para o público-alvo.
3. Como criar uma imagem pessoal?
Para iniciar o processo, nada melhor que olhar para dentro da empresa que você trabalha, seja como colaborador, gestor ou até mesmo como proprietário.
O ambiente interno de uma empresa é um excelente propagador da imagem pessoal da sua marca e, por isso, deve ganhar prioridade durante esse processo. Isso significa envolver as equipes em todos os processos e mostrar que não é apenas uma imagem pessoal, mas também os valores da empresa.
Após investir na relação entre os colegas de trabalho e seu ambiente, o próximo passo é olhar para as comunicações externas e estratégia de marketing adotada pela empresa, principalmente em redes sociais como o Linkedin, voltada para os negócios, que deve ser feita com atenção e investimentos em tempo e recursos para que os seus valores estejam alinhados aos da corporação.
E é claro que não podemos esquecer do alinhamento com os clientes. Então a dica aqui é investir na experiência do cliente, analisar e testar sua comunicação com eles, online e offline.
É possível mostrar sua personalidade através de imagens?
Sim! Quando o assunto são as fotos profissionais cada escolha feita em uma foto conta, desde a roupa e acessórios usados, a linguagem corporal até o local escolhido para fotografar. Se a sua intenção é passar uma imagem mais descolada, jovem e descontraída, uma foto com cores vibrantes, talvez com uma parede grafitada ao fundo, usando jeans e tênis, pode trazer a ideia que você busca. Inclusive escolha o plano de fundo de seu retrato profissional com atenção e cuidado de acordo com os valores que deseja transmitir.
Por outro lado, se a intenção é mostrar seriedade, compromisso e sofisticação, os elementos serão outros. Roupas com tons neutros, pastéis, uma maquiagem objetiva, unhas impecáveis e um local com mais requinte farão toda a diferença. Até a luz escolhida para a imagem pode passar a ideia desejada. Uma foto com luz e sombra bem contrastada é vista com mais intensidade, enquanto uma foto com uma contraluz suave, tende a transmitir mais leveza.
Viu só? O posicionamento de imagem pessoal é de extrema importância para o sucesso de sua marca pessoal e reputação e pode contribuir e muito para que você atinja resultados melhores com seu produto e sua empresa.
Agora que você já tem as informações necessárias para posicionar sua imagem profissional/pessoal, que tal agendar uma sessão de fotos comigo? Basta clicar no link aqui.