Como criar conteúdo envolvente para suas redes sociais a partir do seu próprio banco de imagens
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Está encontrando dificuldades na hora de criar conteúdo que chame a atenção do público de sua empresa ou negócio? Confira as dicas que preparamos nesse post e que te ajudarão a explorar seu banco de imagens para resultados.
Com 3,8 bilhões de usuários, as redes sociais juntas colocam você na frente de um grande público. Mas a pergunta que fica é: o público consome seu conteúdo? Porque uma coisa é ser visto por eles, a outra é obter seu apoio sincero.
Vale lembrar que as redes sociais foram criadas para gerar relacionamento e fazer conexões, que gerem negócios e vendas. Por isso gerar conteúdo relevante e que traga resultados deve ser o objetivo principal.
E uma das ferramentas, bastante utilizadas e que facilita a vida dos profissionais de marketing é o banco de imagens. A partir dele é possível ajudar sua marca a criar uma identidade visual ao seu redor, permitindo ao público reconhecê-la e diferenciá-la da concorrência.
Pensando nisso, trouxemos 5 dicas para você desenvolver um bom banco de imagens com fotos próprias de sua empresa, produtos, serviços e retratos corporativos da equipe. O objetivo? Gerar resultados reais nas redes sociais.
1. Tenha fotos próprias
Se você estiver usando fotos de banco de imagens gratuitos em suas postagens de mídia social, pare agora! E o porquê? As fotos de bancos de imagens (em estoque) tendem a não entregar os valores, propósitos e identidade de sua empresa, quanto as fotos reais.
Segundo pesquisas feitas por empresas de marketing de conteúdo, quando comparamos uma foto de banco de imagens gratuito com uma foto feita na própria empresa, revelou que a foto real teve um alcance maior, 35% com relação a outra.
Uma boa dica é contratar um fotógrafo local para tirar fotos que correspondam ao seu calendário editorial, ou seja, ao cronograma de conteúdo que sua empresa irá seguir para cada rede social.
2. Recicle seu conteúdo perene em gráficos
Você sabia que as pessoas se lembram de informações visuais 65% a mais do que os textos? Para tirar proveito disso, reaproveite aquelas fotos do banco de imagens próprio e transforme as suas melhores imagens em infográficos, tabelas, gráficos e imagens de mídia social. As fotos podem ser usadas como plano de fundo etc.
3. Compartilhe depoimentos e avaliações de clientes
Imagina isto. Você está prestes a comprar um novo produto, mas deseja aprender mais sobre ele primeiro. Ao pesquisar informações, em quem você confia?
Um vendedor vendendo o produto … Ou uma avaliação honesta de um cliente?
Na verdade, os clientes/consumidores tendem a ler, em média, de 3 a 7 avaliações antes de fazer uma compra de uma nova marca. Mas onde entram as fotos? Bem, de acordo com seu segmento, você pode inserir em seu banco de imagens próprio, fotos de usuários da rede e clientes, desde que estes tenham autorizado.
4. Tenha um plano de identidade visual do seu negócio
Através de um plano de identidade visual, relacionado a marca (branding), seu banco de imagens obrigatoriamente levará em consideração, as cores da empresa, símbolos, slogan, fonte dos textos. Tudo isso contribui para que as fotos tiradas acompanhem estes valores e facilitam seu uso na hora de criar posts em formatos de carrossel, vídeos e todos os demais.
Analise antes quais os recursos visuais funcionam e quais não funcionam para cada rede social.
5. Conte histórias, explore o Storytelling
As imagens feitas na própria empresa, sejam fotos de ambientes, vídeos com uso de drones ou retratos profissionais dos colaboradores, podem ajudar na criação de histórias, do cotidiano da empresa, de algum produto e tendem a conquistar seu público com mais facilidade.
Basicamente, podemos dizer que é imprescindível manter a comunicação visual em um nível saudável e com frequência nas postagens. Ela é a base para que seu conteúdo (a partir do banco de imagens), possa ser consumido diariamente, gere engajamento dos usuários, aumente o alcance de visualizações em cada post e consequentemente, novos seguidores e clientes.
Portanto, antes de realizar a sessão de fotos, tenha um manual da marca ou planejamento de identidade visual de sua empresa ou negócio. Após isso, pesquise um fotógrafo especializado no mundo corporativo e que tenha esta facilidade de visão empresarial. Isto fará com que suas fotos que irão compor o banco de imagens da empresa, sejam profissionais.
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