Psicologia das cores e fotografia: saiba como elas interagem
Compartilhe
Que as cores impactam em tudo ao nosso redor, isso é um fato. Aspectos psicológicos, físicos, fisiológicos, sensoriais e culturais são fatores inerentes aos seres humanos. Na fotografia, as cores têm o poder de estimular emoções e sentimentos por meio da comunicação.
Sabemos que fotografia é, em síntese, luz e sombra. A intensidade que cada um exerce sobre os elementos é, em sua maioria, escolha do fotógrafo.
Agora, quando o assunto são as combinações de cores que serão retratadas numa mesma imagem, além da preocupação com os detalhes técnicos, a percepção do fotógrafo é a famosa cereja do bolo, que dará mais credibilidade à fotografia.
Estudos relacionados a psicologia das cores têm o papel de entender a reação das pessoas às impressões cromáticas. Tem o poder de transmitir uma mensagem através das cores, criar uma identidade visual e que se, bem definida, trazer resultados positivos para as empresas e principalmente para as marcas.
Por isso vamos mostrar alguns conceitos e o principal, como as cores nos afetam em suas combinações.
O círculo cromático
É uma ferramenta básica para fazer combinação de cores, muito utilizado por designers, fotógrafos e profissionais de publicidade e propaganda.
É composto por 12 cores divididos em:
- Cores primárias: amarelo, azul e vermelho. São as cores que não podem ser obtidas a partir da mistura de outras.
- Cores secundárias: laranja verde e violeta/roxo. São obtidas através da mistura das cores primárias.
- Cores terciárias: são seis, compostas pela mistura das cores secundárias.
Como funciona o círculo cromático na fotografia
Indispensável nas fotos, as combinações feitas com o círculo cromático facilitam a harmonização das cores e a composição de luminosidade, saturação e sombra que devem ser utilizadas.
Existem diversos tipos de combinações no círculo, como as complementares - cores opostas no círculo cromático, que se misturadas, se neutralizam e se colocadas uma ao lado da outra se realçam, destacando uma delas como predominante. E temos também as harmônicas:
Harmonia monocromática
Aqui, apenas uma cor primária é utilizada na foto, podendo ser no objeto fotografado, no cenário todo ou no plano de fundo. Normalmente, utilizada com o preto e o branco para realçar os detalhes.
O objetivo deste método é levar o foco para o objeto em destaque.
Harmonia análoga
Combinação sutil de cores, sendo que ambas devem estar próximas no círculo cromático. Este método é utilizado para que haja pouco contraste nas fotos, criando um efeito harmônico entre o fundo e o objeto.
Harmonia complementar
É obtida quando são escolhidas duas cores opostas no círculo cromático. Em sua maioria, utiliza-se uma cor quente e uma fria, atribuindo uma como principal e a outra aos detalhes.
É um dos métodos em que há um forte contraste.
Harmonia Triádica
Nesta composição, escolhe-se três cores igualmente espaçadas no círculo cromático, cerca de 120 graus umas das outras. Uma delas é definida como dominante e as outras duas para os detalhes.
Este método permite dar um ar de uniformidade às fotos.
Além das combinações, as cores possuem três propriedades: tom, matiz e tonalidade, que permitem classificar e distinguir uma de outra.
Outros elementos também importantes e vistos no estudo das cores são:
Brilho, valor ou luminosidade: referem-se à claridade de uma cor, que dá a sensação de espaço, volume e contorno aos objetos.
Saturação ou intensidade: refere-se a pureza da cor, ou seja, quanto mais saturada é a cor de um objeto mais ele transmite a sensação de movimento, segundo a psicologia.
Contraste: ele é a relação entre as cores que define e quantifica a diferença entre ela. Conforme sua manipulação, a mensagem de uma imagem pode ser mais sensível, intensa ou tranquila.
Sensações que as cores transmitem
Como sabemos, o cérebro humano é capaz de identificar primeiramente a cor antes de qualquer outro elemento de um objeto, como textura, por exemplo.
Todas as cores transmitem sensações e sentimentos associados, que podem variar conforme a cultura e valores do observador, mas em sua maioria, as cores possuem um senso comum:
- Cores claras: tendem a transmitir sensações mais amigáveis, informais;
- Cores vivas: tendem a transmitir uma mensagem de energia, entusiasmo, diversão;
- Cores escuras: são percebidas como mais autoritárias, fortes, dramáticas;
- Cores opacas: enviam uma mensagem de conservadorismo e às vezes até timidez;
- Cores intermediárias: clássicas e neutras;
Examinando as emoções de cada cor
Para fixarmos uma percepção sobre as cores, examinaremos as várias maneiras pelas quais as cores nos afetam nas decisões, conscientes e subconscientes a partir das paletas de cores retiradas de fotografias. Mas lembre-se, cada um pode ter uma percepção diferente.
1. Laranja
Ponto focal desta fotografia, o laranja, combinação de vermelho com amarelo, contém características de ambos. É a cor que transmite energia, vibração, entusiasmo e é uma das cores mais comuns na natureza, presente em flores, no pôr do sol, nas montanhas e por aí vai.
Transmite uma sensação de calor, relacionado também ao sabor, deleite, aroma.
2. Vermelho
Uma das cores mais poderosas da natureza, é a cor das paixões: amor e ódio. O vermelho é a mais quente e ativa das cores, possui várias qualidades e influências. Relaciona-se também com o perigo, ação, aventura e seus opostos como coragem e desafios.
Para encontrar o vermelho na natureza, procure folhas de outono, o nascer do sol, nas flores e em alguns animais.
Nesta fotografia, a porta em vermelho torna-se o chamariz de atenção, mesmo não sendo o ponto focal da imagem.
3. Rosa
O rosa, cor calmante, que acalenta, é um símbolo de amor, romance e ternura. Possui propriedades capazes de despertar empatia.
Atualmente estão catalogados 50 tons diferentes de rosa, dos mais claros aos mais escuros. Entre eles os que mais se destacam são o chá, queimado, antigo, bebê, pink, magenta, choque e fúcsia.
Nesta foto, os diferentes tons de rosa só exemplificam o espectro diversificado da cor, que está predominantemente associada ao feminino.
4. Marrom
Uma das cores mais predominantes na natureza, está ligada à terra, remete à estabilidade, humildade e integridade, mas também pode ser considerada a cor da sujeira, do velho e do antiquado.
Contudo, a cor também é uma ótima aliada quando a intenção é promover o conforto e o clima aconchegante e rústico ligado à natureza. Vale lembrar, inclusive, que o marrom é a cor da madeira, principal material desse tipo de decoração.
É uma cor terciária resultada da combinação entre as três cores primárias – azul, vermelho e amarelo.
Na foto acima, evidencia-se o quanto está presente na vida das pessoas, em suas casas, tanto no interior, quanto nos quintais, varandas etc.
5. Verde
Embora o azul seja a cor mais comum na natureza, em função da água e do céu, o verde é o que mais associamos a natureza. Representa a fertilidade, a saúde, a esperança e o crescimento.
O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito, além de ser uma cor familiar e suave. Por representar o mundo vivo, cria uma sensação de calma para aqueles que gostam de passar tempo na natureza. Nesse sentido, o verde é a mais quente das cores frias.
E o principal, é a cor que possui mais matizes, como visto na foto.
6. Violeta/roxo
É talvez, a cor mais rara de se ver em sua forma pura na natureza, geralmente encontrada apenas em pôr do sol, como o da fotografia ou flores específicas.
A cor violeta na fotografia assume muitas das mesmas conotações que o azul. De fato, aparece mais no mundo como uma mistura com o azul, formando uma cor violeta-azulada no céu ou no mar.
Está relacionado à realeza, poder e riqueza devido à rica saturação do matiz.
A cor violeta tem uma sensação de tranquilidade - uma calma que é agradável e muitas vezes inesperada. Se você tiver a chance de fotografar com essa cor rara, na imagem, aproveite ao máximo, já que é incomum e com certeza destacará suas fotos.
7. Branco/ Cinza
Branco é a cor da elegância, associado ao positivo e à espiritualidade. Também chamado de “cor da luz” porque reflete todas as cores do espectro, simboliza a paz.
Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade. Em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade. Por isso, sugere-se a conjugação com objetos coloridos. O branco oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.
Misturado com um pouco do oposto, preto, o branco se transforma em cinza, uma cor neutra e melancólica. Essa é a cor da neutralidade, da estabilidade e da ausência de emoções, por isso que o cinza sempre vem associado a situações entediantes e desprovidas de sentimentos.
Mas nem só de negativo, é que se interpreta uma cor. O cinza também está ligado a compostura, solidez e maturidade.
8. Azul
A cor mais calma e suave das cores frias, o azul está presente no céu, na água e uma das mais preferidas pelas pessoas no mundo. Não existe sentimento negativo em que a cor azul predomine, por isso é conhecida como a cor da simpatia, harmonia e confiança.
Azul claro provoca sentimentos de paz e serenidade, enquanto os tons mais escuros são sobre força e confiabilidade. É uma cor espiritual com raízes que remontam à arte antiga quando era o símbolo dos céus. Nesta fotografia, as paredes azuis definem o clima e é a cor que cria os tons atmosféricos.
9. Preto
Cor com muitos significados, está associada à morte, mas também pode ser poder, elegância, deve ser usada com moderação na fotografia. É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe, mas também pode simbolizar tristeza e reverência.
A coloração preta significa que existe a absorção de todas as cores da radiação luminosa. Assim, a coloração preta absorve a radiação solar. Por esse motivo, se usarmos roupa preta em um dia de sol e de calor, a sensação de calor será maior.
As cores podem despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso, quando o preto está associado a uma empresa ou marca, ela indica nobreza e transmite uma sensação de seriedade, como na imagem, com o notebook e a bebida no copo.
10. Amarelo
A cor mais vibrante do espectro, traz otimismo e chama a atenção como nenhuma outra cor, como é vista na imagem. Relacionada à felicidade, imaginação e energia, a cor do sol e do calor é associada ao divino.
Na natureza você encontra diversos elementos em amarelo, da areia, folhas de outono, e até mesmo o sol em determinados momentos do dia, são todos amarelo brilhante. Como o vermelho e o laranja, o amarelo é uma cor quente e chama a atenção sempre que aparece. Olhe de perto o suficiente e você encontrará maneiras de incluí-lo em sua fotografia. Uma forma que funciona bem o amarelo é quando demos mais destaque a ele dentro de uma cena quase monocromática.
Agora que você já viu os significados das cores e sua relação com o fotografia, lançamos a pergunta: o que torna uma fotografia colorida emocionalmente atraente?
Pense em como as paletas de cores podem ajudar você a compor belas imagens e resultar num impacto emocional mais poderoso para seu público, para sua marca, sua identidade. Aproveite para curtir e compartilhar esse post em suas redes sociais.