Comportamento do consumidor: como a fotografia pode ser usada para influenciar (beneficamente!)
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Jamais subestime o poder do visual. Até porque 65% das pessoas no mundo, segundo apontam estudos da Brain Rules, são aprendizes visuais, ou seja, que aprendem e se conectam por meio da visualização. E a fotografia detém boa parte deste poder, seja através da criação de uma marca, contando uma história em imagens ou determinando o sucesso de uma venda.
Vamos usar um exemplo de uma empresa, um restaurante: ele opta pela presença nas redes sociais e comunica sua marca usando recursos visuais para atrair seu público e melhorar o alcance. A equipe de marketing do restaurante, por sua vez, usa as fotografias dos pratos e drinks como uma ferramenta de comunicação eficiente e para gerar mais vendas. Percebeu a importância das fotos para estabelecer um relacionamento com seus clientes, transmitir credibilidade e passar uma imagem positiva de sua marca?
Neste post, preparamos algumas ideias sobre como influenciar o comportamento do consumidor por meio da fotografia.
Invista em visuais de alta qualidade
Imagine que você precisa comprar uma calça nova. O tempo lá fora está chuvoso, o shopping é longe de sua casa e você não planejava sair. Como alternativa, você acessa duas lojas online diferentes e, eventualmente, encontra o tipo de calça que estava procurando.
O primeiro site tem quatro fotos da calça com fundo branco, uma descrição longa e algumas avaliações de clientes satisfeitos. O segundo possui informações breves e básicas sobre a composição e o tamanho do tecido. Entretanto, apresenta seis fotos da calça, em cores variadas e em ângulos diferentes e alguns vídeos de uma modelo usando a peça.
Você provavelmente escolherá uma calça da segunda loja, mesmo que seja mais cara. As razões para isso são explicadas no infográfico da CrowdRiff. Segundo ele, 63% dos consumidores consideram as fotos como principal característica para decisão de compra, mais do que as descrições dos produtos, enquanto 53% acreditam que os visuais são mais significativos que classificações.
Isso ocorre principalmente porque o visual influencia as emoções. Os compradores ou consumidores, ao avaliar marcas ou tomar decisões, exprimem sentimentos pessoais na forma de opiniões. O que é ainda mais interessante, se positivo, as emoções têm um impacto significativo na lealdade do consumidor à marca.
Uma boa estratégia de marketing visual influencia visivelmente o comportamento do consumidor e, dependendo da qualidade das imagens, os clientes decidem se finalizam uma compra ou não. Portanto, a dica aqui é, invista em recursos visuais, seja para seu site, seja para as redes sociais, se você deseja melhorar suas vendas.
Transforme as fotos numa fonte de informações
Você também pode influenciar o comportamento do cliente incorporando nas imagens informações precisas que o ajudem na tomada de decisão e consequentemente, na compra do produto de deseja vender. Mas como isto é possível?
Um exemplo, ao realizar uma postagem de um dos seus produtos no Instagram, após cadastrá-los no catálogo do Facebook, é possível vincular informações na imagem como nome do produto e preço. Estes detalhes associados à imagem do produto podem influenciar facilmente o usuário a comprar ou a comparar seu produto com outro.
Outra boa prática é oferecer ao consumidor a opção de ampliar a imagem do produto e permitir que ele visualize de diferentes perspectivas sem perder a qualidade. Essa abordagem permite não apenas se relacionar positivamente com uma intenção de compra, mas também estabelecer credibilidade aos olhos do cliente.
Seja exigente com as soluções de cores
Da estética de um site à uma imagem de produto, um dos fatores cruciais da satisfação do cliente, está relacionado à cor. São elas que permitem estabelecer que o indivíduo tenha uma primeira impressão e dão a chance de aprender algo sobre sua marca. Se as imagens no site aliadas as cores forem compatíveis com o humor dos usuários, então, você terá a chance de conquistar seus clientes e torná-los fiéis à sua marca.
Obviamente, cores diferentes levam a diferentes percepções emocionais, mas, em geral, as cores representam 85% da razão pela qual alguém decide comprar um produto.
Dar a devida importância na escolha de uma boa paleta de cores ao criar um site ou fazer uma sessão de fotos é extremamente importante se você deseja atingir seus resultados. Vale estudar cada cor e suas associações para validar seus objetivos.
Torne suas redes sociais visuais
Levando em consideração a importância da comunicação por meio de recursos visuais, suas mídias sociais também devem ser menos textuais.
Além do Facebook e Instagram comumente usados, o Pinterest também pode ser usado para atingir objetivos de negócios . Dados do infográfico da CrowdRiff revelam que 88% dos consumidores compraram algo que fixaram e 46% dizem que suas decisões de compra são influenciadas pelas fotos do Pinterest.
Estratégias como criar uma linha estética nos seus posts, principalmente no Instagram, contribuem para melhorar a identidade visual de seu negócio. Por isso, explore ângulos, filtros nas imagens e tipos de câmera para refletir o posicionamento de sua marca.
Interaja e envolva-se com seu público
Se você está se perguntando o que mais influencia o comportamento do consumidor, aqui está a resposta: envolvimento dele com a marca.
Muitas marcas que existem online, frequentemente, acabam interagindo com o público de forma quase mecânica e sem uma presença social, em fotos e mensagens. Está mais que comprovado, que o uso de pessoas nas fotos para anunciar produtos melhoram o apelo à imagem e tendem a transmitir mais confiança.
Por isso, estudar e aplicar a estratégia de buyer personas é o ponto inicial de qualquer plano de marketing. Quando você estuda as necessidades e as dores do seu público, passa a entender seu comportamento e seus hábitos fazendo com que a mensagem que deseja passar, chegue a eles.
Usar fotografia como ferramenta de comunicação é uma estratégia a longo prazo, mas que permite ver resultados a médio prazo e as vezes até imediatos. Isto porque uma boa foto, com qualidade visual e de fácil leitura, transmite emoção ao usuário, melhora o relacionamento e engaja.
Agora que já você já conhece a importância da fotografia para suas vendas, através do comportamento do consumidor, aproveite essas dicas e utilize-as em seu negócio ou projeto. Confira também como a identidade visual também pode ser importante para sua empresa.
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