Decifrando o Dress Code Masculino
Compartilhe
Com que roupa eu vou? A famosa frase, cantada em versos é um dos maiores dilemas do mundo da moda e deixa muitos homens com aquela dúvida na hora de escolher uma roupa para sair.
A resposta é sempre, depende. Da ocasião, que pode ser formal ou informal. Não esclareceu a dúvida? Vamos entender as ocasiões do cotidiano.
O chamado código de vestimenta ou dress code foi criado para determinar o traje “adequado” para ocasiões formais, como festas ou o traje/vestimenta a ser utilizado na empresa.
No caso das ocasiões informais, como o dia a dia das ruas, num show, normalmente não há a exigência de um dress code, contanto que o bom senso seja aplicado. Portanto, o dress code nem sempre é exigido, mas está ali de alguma forma, seja por costume ou padrão ou para demonstrar a identidade visual de uma marca.
Pensando nisso, separei alguns trajes masculinos e as ocasiões em que eles podem ser utilizados para facilitar sua vida, caro leitor. Vamos aos códigos:
1. Esporte casual
Não há uma regra, até por conta do nosso clima tropical. Este traje em algumas situações acaba sendo confundido com o esporte fino, mas a roupa aqui é casual.
Claro que tudo tem limite. Deixe a bermuda de lado e aposte em uma calça jeans (sem lavagem ou rasgos) ou chino. Camisetas básicas e polos podem ser boas opções enquanto as camisas sociais deixam a produção arrumada na medida.
A gravata, opcional, valoriza o look. Nos pés, tênis casuais, mocassins, sapatos de camurça e até botas completam as opções casuais.
2. Esporte fino, passeio ou smart casual
A diferença do smart casual para o casual são algumas peças chaves como tons neutros ou o uso de uma terceira peça como blazers ou casacos.
O uso deste traje pode ser para um evento, um encontro ou no dia a dia de trabalho. Dentre as roupas chave para este traje estão a calça chino, camisa social, blazer, paletó, jaqueta de couro, casacos, suéter. No quesito calçados, as opções para o smart casual estão tênis casuais escuros, sapatos derby, sapatos brogue, sapatos casuais de couro, botas.
3. Business casual
O último traje casual nesta escala, muito utilizado pelas empresas para determinarem um dress code informal em seus ambientes. Inclusive, neste traje ainda não há a formalidade do uso de terno e gravata.
Pensando nas roupas chave, o destaque são as calças de alfaiataria acompanhadas de camisa social, a utilização dos paletós ou do costume e casacos mais formais.
Para os calçados, sapatos de couro com sola de borracha e de couro, botas de couro sociais.
4. Social completo ou passeio completo
O mais alto nível de formalidade ideal para empresas onde se faz necessário seu uso e reuniões de negócios. São costumes ou ternos com corte impecável, cores escuras, camisas branca ou azul clara e sapatos sociais de couro (derby ou Oxford).
Se quiser um visual mais elaborado, aposte em acessórios como colete, abotoaduras e lenço no bolso.
Suas roupas chave incluem costumes ou ternos em cores tradicionais (tons de preto, cinza ou azul), camisa social branca ou azul clara, gravata lisa ou com estampa sutil, sendo que as meias sociais acompanham a cor da calça.
Nos pés, sapatos clássicos de couro, preto ou marrom. Não é a hora de inventar moda, por isso, neste caso, use peças clássicas e atemporais.
Percebeu a diferença entre os tipos de trajes e suas combinações? Eles podem fazer a diferença na hora H, lembrando que tudo depende da ocasião.
Por isso, na dúvida, sempre pesquise antes o local ou evento, seja ele uma entrevista de emprego, a empresa nova onde irá trabalhar ou um evento. A dica é sempre consultar o álbum de fotos nas redes sociais da empresa ou do evento em questão, elas costumam ajudar a revelar o dress code.
Agora que você já entende quais os trajes ideais para as ocasiões adequadas, confira como uma boa imagem de perfil pode representar em suas redes sociais ou site.