YouTube Live: como fazer uma transmissão ao vivo e divulgar sua empresa
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Fazer uma live no YouTube, nesses tempos de quarentena pode ser a oportunidade de sua empresa se lançar no mundo digital. Além de uma ferramenta essencial para sua estratégia de Marketing Digital, por apresentar baixo custo e fácil manejo, tem o poder de engajar de forma cativante.
Você já deve ter assistido a diversos vídeos no YouTube, de músicas a webinars, passando por cursos e dicas. Não é a toa que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, uma estratégia de vídeo marketing tem o poder de aumentar em 54% o alcance da marca.
E uma das grandes tendências atuais é o YouTube Live, plataforma que vem se mostrando uma excelente forma de engajar o público e gerar leads.
O que poucos sabem é que o YouTube já havia começado a utilizar esse recurso muito antes mesmo de ele se tornar uma febre. Foi em 2011, com o casamento real britânico do príncipe William com Catherine Middleton. Foram milhões de pessoas ao redor do mundo que pararam para assistir durante 3 horas e meia, a cerimônia.
Aqui no Brasil, a transmissão ao vivo do Villa Mix, em 2016 e em 2017, através do seu canal oficial na plataforma foi outro exemplo desse tipo de conteúdo proporcionado pelo YouTube.
Quer saber mais sobre a ferramenta e entender como utilizá-la? Confira!
O que é YouTube Live?
Estamos falando de mais uma ferramenta do Google que possibilita realizar eventos ao vivo e transmiti-los em tempo real aos assinantes do seu canal.
Você se lembra do Hangouts On Air? O serviço era integrado ao YouTube e permitia a transmissão, que teve seu fim em 2016. No lugar o Google anunciou o lançamento do YouTube Live.
Além disso, ao final da transmissão, o conteúdo é automaticamente disponibilizado para ser assistido ilimitadamente.
Por que fazer uma transmissão ao vivo no YouTube Live?
São vários os motivos para você e sua empresa utilizarem vídeos como estratégia de marketing de conteúdo na internet. Além dos números obtidos em pesquisas, o YouTube Live é uma ferramenta poderosa para o seu relacionamento com sua persona (perfil de clientes ideais para sua empresa).
E não existem regras para o tipo de transmissão ao vivo. Você pode usar o recurso para apresentar um serviço ou novos produtos, anunciar promoções e outras ações que possibilitem engajar sua audiência e otimizar sua marca ou personal branding.
Uma das formas de engajar, a própria ferramenta disponibiliza através da caixa de comentários para os espectadores, que durante as transmissões, permite interagir com o realizador da live.
Como monetizar sua live no YouTube?
Apesar deste objetivo ser mais difícil de alcançar para canais que ainda estão iniciando no YouTube, é possível monetizar diretamente a partir de suas lives.
Para fazer isso, o canal deve fazer parte do YouTube Partner Program, que possui alguns requisitos:
- respeitar todas as políticas de monetização do YouTube;
- morar em uma região coberta pelo programa de parcerias;
- apresentar mais de 4.000 horas de exibição públicas, ou seja, ter mais de 4 mil horas assistidas em 12 meses;
- ter mais de 1000 assinantes;
- possuir uma conta no Google AdSense.
Além disso, para garantir a monetização, você pode ainda realizar:
- permitir em seu espaço a inserção de propagandas de vídeo;
- oferecer materiais especiais aos usuários e seguidores de forma paga;
- utilizar o Super Chat, em que seguidores pagam para ter suas mensagens postas em evidência durante a live.
Quais são os primeiros passos antes da transmissão?
É importante que antes de iniciar a transmissão da live, você se prepare e confira se todos os passos foram feitos.
Por isso, primeiro estabeleça o objetivo da live através de uma estratégia de marketing. Isto inclui desenvolver um esboço/roteiro para seu conteúdo, que deve funcionar como um guia.
Feito isso, verifique sua conta, se o seu canal não tem nenhuma restrição para realizar transmissões ao vivo, até porque a rede suspende por 90 dias as transmissões de contas que violam suas políticas de uso.
Você pode acompanhar pelo site do Google o passo a passo.
Utilize as outras redes sociais para gerar curiosidade e divulgar o evento para seus seguidores, como posts no Twitter e no Instagram.
Como fazer a transmissão no YouTube Live de forma simples, pelo celular?
Você pode utilizar equipamentos dos mais diversos, mas aquele que está a mão e apresenta custo baixo e facilidade, o celular, possui os mesmos recursos e funcionalidades dos desktops.
A vantagem é que o aparelho, já conta com uma câmera qualificada para a transmissão.
Para começar, acesse o aplicativo do YouTube em seu celular. Caso ainda não tenha instalado, faça o download gratuitamente por meio da App Store, em iPhones, ou do Google Play, em Android.
Com o app aberto, clique no ícone em formato de câmera. Na próxima tela, selecione “transmitir ao vivo”.
O aplicativo pedirá algumas informações sobre a transmissão como o título do vídeo e o tipo de privacidade. É possível, ainda, utilizar o GPS do seu dispositivo para informar sua exata localização no momento da live.
Uma dica extremamente importante, utilize hashtags pertinentes à sua persona.
No próximo passo, clique em configurações avançadas. A página que será aberta vai permitir que você escolha se a live contará com um chat ao vivo ou não.
Na maioria dos casos, permitir que os visualizadores postem mensagens durante a transmissão é uma excelente forma de gerar engajamento.
Além disso, é nessa página que você deve indicar se o vídeo terá restrição de idade ou se é patrocinado por algum parceiro.
Com os ajustes realizados, avance para a próxima etapa. Feito isso, o aplicativo vai lançar uma contagem regressiva de três segundos para, então, capturar a imagem que será utilizada como capa da transmissão.
Então, é só clicar em compartilhar e espalhar a notícia sobre a live em suas redes sociais. Quando estiver tudo pronto, basta clicar em “transmitir ao vivo” e a live será iniciada automaticamente.
E após a transmissão, o que fazer?
Após finalizada a transmissão, o conteúdo é publicado automaticamente no seu canal para que mais pessoas tenham acesso a ele. Lembre-se que a live fica disponível em seu canal, para que os usuários assistam quando quiserem. Por isso, adeque seu calendário.
Utilize seus canais para promover discussões e premiar pessoas que se engajaram com a live, como liberar comentários que só podem ser entendidos por quem assistiu.
Agora que já está pronto para realizar sua transmissão ao vivo, aproveite para conquistar mais resultados utilizando a identidade visual em seu negócio.