Saiba quais são os melhores horários de postagem nas redes sociais
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Que as redes sociais são fundamentais para qualquer estratégia, isto é fato. Mas como saber quais os melhores horários para postar e gerar engajamento com sua audiência? Neste post reunimos os melhores horários de postagem para Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.
Apresentar boas taxas de engajamento nas redes sociais é o desejo de profissionais de marketing e de qualquer empresa que investe em marketing digital. Mas você tem ideia de quantas pessoas vão realmente engajar com seu post?
Responder essa pergunta não é tarefa fácil, mas ao identificar o perfil dos usuários e de sua persona, esses dados vão ajudar você a entender este público de maneira mais profunda.
Então, vamos esclarecer uma coisa: os melhores horários não são os mesmos para todas as mídias. Seus potenciais seguidores são diferentes em cada rede e até mesmo em cada setor do mercado e é importante entender que o comportamento do consumidor nas redes sociais demanda estudo.
No entanto, é importante saber que não existe um horário perfeito, tudo irá depender do grau de conhecimento que você tem do seu público e muito teste, afinal, marketing é basicamente análise e teste.
Neste post vou mostrar através de mapas de temperatura, o comportamento do público em cada uma das redes sociais, Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Confira!
Melhores horários para postar no Facebook
Com mais de 1,4 bilhões de usuários ativos todos os dias, o Facebook ainda é o líder quando o assunto são redes sociais no mundo.
Além disso, 93% dos profissionais de marketing das empresas utilizam a plataforma regularmente.
Entretanto, atingir os consumidores nesta rede não é tão fácil, já que devido as mudanças no algoritmo do Facebook, os usuários acabam vendo mais postagens de seus amigos e familiares em vez de páginas empresariais, as fanpages.
Por isso, ter acesso a dados estatísticos é estar mais próximo de atingir um nível de engajamento em suas páginas no Facebook.
Dados relevantes
- Os melhores horários para postar no Facebook são Quartas das 11:00 às 14:00.
- Quarta-feira é o melhor dia da semana para publicar no Facebook.
- Os dias da semana são os melhores para postagem de 08:00 até às 17h.
- Domingo é o dia com menor oportunidade de engajamento.
Percebe-se que, para muitos usuários, o horário do almoço é o melhor momento para usar seus celulares e navegar pelas redes sociais.
Em contrapartida, finais de semana tendem a ser horários com engajamento mais fraco. Um dos fatores é o de que grande parte das pessoas estão aproveitando o dia, normalmente em atividades fora das redes sociais.
Melhores horários para postar no Instagram
Falou em conteúdo visual, pensou em Instagram, uma das melhores redes sociais para engajar com imagens e vídeos.
Não é à toa, que os usuários gastam, em média, 53 minutos por dia nesta plataforma e destes, 90% seguem pelo menos um perfil empresarial/marca.
Por isso, não vale somente ter uma conta no Instagram, apenas para constar. É necessário desenvolver estratégias para a geração de oportunidades de negócios na rede e tornar sua marca presente, afinal, quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo?
Dados relevantes
- Os melhores horários para postar no Instagram são Quartas às 11:00 e Sextas às 10:00 e 11:00.
- Sexta é o melhor dia para se postar no Instagram.
- Os horários que tendem a gerar mais engajamento vão de Segundas às Sextas das 09:00 até as 18:00.
- Domingo é o dia com o pior engajamento para o seu Instagram.
Podemos tirar alguns insights interessantes com esses dados. Percebam que alguns dos horários de maior engajamento estão concentrados no final da manhã durante alguns dias da semana o que caracteriza usuários que frequentemente olham suas redes sociais para se dispersar um pouco da rotina, antes do almoço.
Vale reforçar, que o Instagram é a mídia social utilizada por mais 89% dos influenciadores digitais, então, se a sua empresa ainda não explora os famosos stories, as lives, os anúncios e a venda de seus produtos pelo Instagram Shopping, é bom começar a rever sua estratégia.
Melhores horários para postar no LinkedIn
A maior rede profissional do mundo, é o canal perfeito para se comunicar e interagir com líderes de empresas, compartilhar dicas de carreira, vagas e encontrar novos colaboradores.
Mas o LinkedIn vai além do profissional. Nele é possível encontrar conteúdo valioso, que inclui notícias, infográficos, estatísticas e permite explorar o personal branding ou marca pessoal.
Dados relevantes
- Os melhores horários para postagens no LinkedIn são Quartas das 08:00 às 10:00 e às 12:00, Quintas às 09:00 e das 13:00 às 14:00 e Sextas às 09:00.
- Quarta é o melhor dia para postar no LinkedIn.
- Os números de engajamento variam por dia e são menos expressivos se comparados ao Facebook e Instagram, mas de Terças aos Sábados eles são maiores.
- Domingo não é um período favorável para engajamento no LinkedIn.
Basicamente os melhores dias e horários são os comerciais, no período da manhã e tarde, por ser muito utilizado por profissionais durante seus expedientes.
Então, aproveite a rede para explorar novos contatos, firmar parcerias, fazer benchmarking e acompanhar informações sobre o mercado que atua.
Melhores horários para postar no Twitter
Velocidade é a palavra define o Twitter. Com mais de 350.000 tweets sendo enviados a cada minuto, é necessário ter um planejamento adequado de marketing, para que sua empresa ou negócio possam atingir seus públicos.
É a rede social com mais chances de interação com o público de maneira rápida, uma vez que nela, artistas, presidentes, empresários e usuários comuns comentam sobre os mais variados assuntos.
Dados relevantes
- Os melhores horários para postar no Twitter são Quartas às 09:00 e Sextas às 09:00.
- Os dois dias, Quartas e Sextas são os melhores dias para postar no Twitter.
- A faixa de horário que vai de Segunda à Sábado das 08:00 às 20:00 em dias específicos são mais seguros para postar.
- Domingos à tarde recebem menos engajamento.
Nota-se que aos fins de semana no período da manhã, os índices de engajamento continuam, principalmente aos sábados. Muito provavelmente, pelo tempo livre dos usuários nesses períodos.
Vale reforçar que o potencial do Twitter de atuar como uma extensão de outros canais, como a televisão, por exemplo, impressiona, dado a quantidade de comentários acerca dos programas que estão vendo durante a noite.
Como você pode perceber, cada rede social possui sua peculiaridade com relação a sua audiência e varia conforme o comportamento de seus usuários.
Sendo assim, não existe uma regra para engajar seu público. E isto vai além dos horários de publicação.
Para se conectar com seus consumidores você precisa entender quem é o perfil ideal de clientes (sua persona), adequar os formatos de postagem, tom de voz e qual é a percepção que o cliente tem de sua marca (identidade), para assim, poder se relacionar todos os dias com seus seguidores.
Falando nisso, se você quiser saber mais sobre a importância da identidade visual para o seu negócio clique no link.
Este conteúdo é uma tradução livre e adaptada deste post escrita por Elizabeth Arens no post da Sprout Social.