
Home Office: confira as dicas para você trabalhar melhor em casa
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Vai fazer home office por conta do coronavírus? Trabalhar de casa é uma das saídas encontradas por algumas empresas e profissionais liberais, inclusive esta modalidade de trabalho já é uma realidade para cada vez mais profissionais em todo o mundo. É uma oportunidade para você cumprir suas tarefas com maior conforto e autonomia e uma vantagem para sua empresa que almeja por eficiência e redução de custos. Confira nossas dicas.
O home office já provou que a independência do escritório é possível. E com a escalada de casos confirmados do COVID-19 no Brasil, a recomendação para evitar aglomerações e o isolamento em suas casas levou muitas empresas a liberar seus funcionários para fazer home office.
Companhias como Itaú e Mastercard, que recentemente confirmaram casos da Covid-19 em colaboradores, já aderiram ao método. Empresas de tecnologia como Google, Microsoft, Twitter, LinkedIn, Facebook e Amazon, também passaram a promover o trabalho em casa para os escritórios em vários países.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para seu home office funcionar melhor que o seu escritório convencional nesses tempos de crise de saúde.
1. Atenção à estrutura tecnológica
Com a necessidade de adaptação rápida, os empregadores e empreendedores devem se atentar as condições que serão oferecidas aos colaboradores, ou seja, os equipamentos adequados ou até mesmo o acesso à internet no domicílio. É papel da empresa e dos gestores mapear possíveis dificuldades.
2. Ferramentas de comunicação com a equipe
Combine com sua equipe a melhor estratégia para comunicação, pensando em canais que supram a necessidade de trabalho, como Slack, Skype (videoconferências), Hangouts ou mesmo o WhatsApp para manter contato.
Isto vale também para a comunicação que você pretende manter com seus clientes. Avise-os para quaisquer alterações em seu atendimento ou prestação de serviços - pense no relacionamento com seus clientes.
3. Mantenha o planejamento
Tenha um planejamento completo das suas tarefas e uma organização da sua agenda. Caso tenha sido orientado por sua empresa a iniciar as atividades em home office, negocie a possibilidade de utilização de ferramentas para a organização de tarefas, como o Trello, que permite organizar tarefas individuais ou em grupo, com prazos e objetivos definidos.
4. Evite interferências
Nossa casa é um lugar repleto de distrações e interferências, que serão seus principais desafios. Converse com seus familiares e peça a colaboração de todos, deixando claro que não pode ser interrompido durante o expediente. Negocie os horários. E, evite perder seu tempo com as notificações recebidas das redes sociais, que são as interrupções mais perigosas para o seu desempenho.
5. Mantenha a rotina normal de trabalho
Mesmo em casa, é importante tirar o pijama e se arrumar como se fosse para o escritório. A prática ajuda a manter a confiança, evita a preguiça e pode ser útil em uma eventual videoconferência. Além disso, mantenha a TV desligada e o celular distante para evitar se distrair.
Por isso, se você trabalha para uma empresa, provavelmente terá que cumprir alguns horários para participar de reuniões e entregar projetos.
Agora, se você é autônomo, é ainda mais importante manter uma rotina para não acabar trabalhando demais – ou de menos.
6. Escolha um local silencioso
Escolha um local silencioso da casa, de preferência isolado dos demais para a realização de suas atividades. É preciso que seja um local limpo, organizado e tranquilo, que geralmente é mais confortável do que o escritório da empresa.
7. Cuide de sua qualidade de vida, mexa-se
Reserve momentos na agenda para levantar-se da mesa, caminhar pela casa, se alimentar e beber água. Por isso, faça pausas para se alongar e cuidar da postura, evitando longos períodos sem se mexer. Inclua atividades físicas em sua rotina, no horário em que tiver mais disposto e de acordo com sua produtividade.
8. Dica de autoconhecimento
Saiba qual é o seu pico de produtividade e qual é a melhor dinâmica de trabalho, algumas pessoas, por exemplo, são mais produtivas pela manhã, enquanto outras rendem a partir da tarde.
Descubra qual é o seu melhor período e explore o autoconhecimento. Aproveite para compartilhar com seu líder ou gestor, para aqueles que estão passando por isso pela primeira vez, suas experiências durante o processo.
9. Atualize-se
Aproveite os horários livres, dentro de sua rotina de trabalho, para atualizar suas redes sociais, portfólios e outros materiais de sua empresa. Reveja fotos de perfil, informações de suas redes sociais, como o LinkedIn e demais informativos de sua empresa ou negócio. O momento permite que você analise e melhore sua identidade visual, além de repensar as estratégias para sua empresa em tempos de crise.
10. Paciência e empatia
Qualquer processo de mudança no trabalho exige um período de adaptação e jogo de cintura para desafios inesperados. Assim, é importante manter um canal aberto para comunicação entre sua empresa, gestores e seus clientes, sanando dúvidas sobre medidas adotadas que passem segurança a todos.
Depois desse manual do home office, você já deve ter uma boa ideia de como será a experiência em casa. E as vantagens são inúmeras: maior liberdade de atuação, flexibilidade de horários. adaptabilidade de rotina, diminuição do estresse por conta do deslocamento até o trabalho, trânsito etc.
Que tal dar esse primeiro passo contando qual é o seu plano para o trabalho remoto e como pretende aproveitar ao máximo essa oportunidade?
Aguardo aqui nos comentários. Aproveite que você terá um tempo livre em sua rotina de home office também, e cuide de sua marca pessoal. Saiba como estabelecê-la, clicando aqui.


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