Como manter sua imagem profissional em tempos de home office
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Trabalhando home office? Saiba que garantir uma imagem profissional exige alguns cuidados com a comunicação visual e com a rotina de trabalho em casa, que deve manter a produtividade como antes na empresa.
Atuar em regime home office já é uma realidade para boa parte das empresas brasileiras, especialmente aquelas que acabaram de sair do forno e aquelas que trabalham com inovação e tecnologia.
Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades e da International Telework Academy na América Latina, mais de 12 milhões de brasileiros utilizam esse método de trabalho.
Apesar de todos os benefícios do home office, alguns fatores como a falta de um espaço físico e a escolha do dress code ― ou código de vestimentas ― podem ser um desafio para gestores e suas equipes.
Pensando nisso, listamos algumas ações essenciais para você aplicar a sua rotina de home office e contribuir com a produtividade e o profissionalismo de sua empresa.
1. Tenha foco: cuidado com a aparente “liberdade”
Este é o primeiro item a ser seguido e aplicado, já que a ideia de trabalhar em casa e ter acesso fácil a opções de lazer e distrações podem ser prejudiciais à realização de suas atividades de trabalho. É muito fácil perder o foco com situações corriqueiras da casa, como assistir televisão ou trabalhar deitado na cama.
Então, é importante ressaltar: tenha um espaço na casa inteiramente dedicado ao seu trabalho, como um escritório, ou aquele ambiente mais tranquilo. Monte esse espaço com uma mesa organizada, só seu, isso ajuda a reforçar a rotina de trabalho.
Invista em uma cadeira e equipamentos ergonômicos para usar o notebook e mouse, essenciais para manter a postura durante as horas de trabalho. Esqueça o sofá e nada de cama!
2. Atenção aos horários de trabalho
Estabeleça um horário de expediente, conforme sua situação. Se você atua em uma empresa, esteja online no mesmo horário de funcionamento dela, negocie com seu gestor. Caso seja autônomo, é imprescindível, que você defina um horário de atendimento, para você e seus clientes.
Determine intervalos para o almoço e pequenos intervalos para o café, além de relaxar a mente e o corpo.
3. Vista-se para o trabalho, pijama jamais!
Não é preciso nem dizer que manter o modo pijama é totalmente contra produtivo! Ao escolhermos uma roupa profissional para trabalhar condicionamos nosso cérebro a entender que um novo dia de atividades profissionais vai começar. Então, dê importância ao dress code, sim!
Além disso, vestir-se de maneira adequada, faz com que você explore a autoestima, e fique preparado para qualquer situação como uma reunião que possa surgir com clientes ou com a empresa.
Ganhe tempo e confiança já se arrumando antes de começar seus compromissos da agenda.
Mais uma vez, vale alinhar com a empresa que trabalha, se haverá a necessidade de usar algum tipo de traje ou uniforme, ou se aquele look que utilizamos às sextas-feiras (casual friday) se aplicam.
Agora, caso você seja autônomo e esteja empreendendo, pense na roupa como a identidade visual de seu negócio. Como você gostaria de atender seus clientes? Quais são as cores que mais representam minha empresa?
4. Cuide de seu corpo e aparência
Não é porque você está em casa, que deixar de fazer a barba (atenção, homens!), não pentear os cabelos ou não manter os cuidados com a pele do rosto e do corpo em geral, sejam esquecidos.
Mantenha a postura nas interações online (videoconferências) e por telefone com clientes, colegas, fornecedores e gestores. Tenha uma garrafa de água próxima a você ou na mesa escolhida para trabalhar e mantenha seu corpo saudável e hidratado.
Ponha mais atenção à sua aparência, lembre-se ela é o cartão de visitas de sua marca pessoal e pode ser um fator determinante até em suas vendas, acredite.
5. Preste atenção ao ambiente
Um item que sempre acaba gerando desconfortos e situações constrangedoras em videoconferências, lives e outras formas de se comunicar por vídeo, está relacionado ao ambiente em que você escolhe para trabalhar.
Tome cuidado com itens que podem aparecer em seus vídeos e que não condizem com o ambiente corporativo. E aqui, estamos nos referindo a peças íntimas expostas, imagens de quadros etc., que podem constranger quem está vendo ou muitas vezes acabam tirando a atenção do interlocutor.
Observe sempre qual a imagem você quer passar aos contatos, na hora de organizar o espaço que você irá trabalhar e que pode ficar visível, seja numa reunião da empresa ou numa negociação com clientes. Nada o impede de ter objetos que retratam seus gostos e preferências, porém, o objetivo aqui é manter a imagem profissional.
Anotou as dicas? Então, se você conhece outros profissionais que estão atuando em home office e precisam adequar sua imagem, compartilhe esse post em suas redes sociais e comente aqui se você já passou por alguma situação constrangedora durante uma reunião.