
Lives na quarentena: Instagram permite arrecadar doações para instituições
Compartilhe
Em tempos de pandemia onde a população mundial teve que promover o isolamento social, o recurso às lives cresceu consideravelmente. Artistas, cantores, chefs de cozinha e empreendedores, são alguns dos profissionais que exploram esta ferramenta, seja para divulgar seu trabalho e empresa, seja para ajudar financeiramente pessoas necessitadas. É aí que entram as doações virtuais.
Acompanhar lives já se tornou parte da nova rotina durante a pandemia do novo coronavírus. As lives estão presentes em plataformas como YouTube e Instagram, por exemplo e têm atraído cada vez mais telespectadores com temais diversos. A boa notícia é que o aplicativo de imagens e vídeos Instagram lançou em 28 de abril de 2020 uma nova ferramenta que permite arrecadar doações transmissões ao vivo feitas na plataforma.
A intenção é direcionar os fundos adquiridos em lives de artistas e produtores de conteúdo para organizações sem fins lucrativos que podem auxiliar no combate ao COVID-19.
Intitulada de Live Donations, a ferramenta permite que todo o usuário crie uma campanha para arrecadar doações enquanto realiza uma transmissão ao vivo.
Na mesma semana, o Tik Tok, aplicativo para vídeos breves em celulares também lançou um recurso similar, porém, as doações feitas nele são direcionadas apenas para algumas causas específicas de caridade.
De acordo com o Instagram, a companhia prevê que mais de um milhão de ONGs ao redor do mundo poderão receber a ajuda e garante que 100% dos valores arrecadados irá para as instituições.
Como utilizar a ferramenta: passo a passo
- Após abrir seu perfil no Instagram, deslize o dedo para a direita ou clique no ícone Câmera no canto superior esquerdo;
- No menu clique na opção Ao Vivo;
- Selecione a opção Arrecadação de Fundos na parte inferior da tela;
- Escolha para qual ONG seus seguidores devem destinar a ajuda.
Durante a live, o criador poderá acompanhar a quantidade de recursos levantados e ver mais detalhes sobre os doadores. As pessoas que contribuem poderão receber adesivos de doações para compartilhar em seus Stories, como “Eu doei!”, desenvolvida pelo ilustrador brasileiro Leonardo Alves.
Estes adesivos, que podem ser feitos por qualquer usuário, são uma forma de gerar engajamento e elevar o número de doações.
O uso do Instagram para transmissões ao vivo, segundo a companhia, aumentou 70% durante o último mês. Seus usuários, que já utilizavam o serviço para conversar, cantar, dançar entre outras atividades, agora podem contribuir para o auxílio aos mais necessitados.
Gostou da ideia? Aproveite a utilidade da ferramenta para criar ações para sua empresa e negócio nesses tempos de isolamento social e engaje ainda mais com seu público. Confira também as dicas para uma boa fotografia nesses tempos e sucesso!


LinkedIn: como criar um perfil campeão e bombar na rede de negócios

Banco de imagens: a importância de sua empresa em ter fotos próprias

7 Dicas para maximizar seu perfil no LinkedIn

Engenharia de Cardápio: 7 técnicas incríveis para aumentar suas vendas
