
A fotografia como terapia nesses tempos de isolamento
Compartilhe
Ocupar o tempo durante o período de quarentena em casa pode ser um desafio. Ainda mais com o ócio e a ansiedade batendo a porta de muitas pessoas nesta situação. Algumas pessoas estão como home office, outras sem trabalhar, mas o fato é que todas têm se refugiado como podem, seja na música, lendo, vendo séries e filmes. Outras, estão descobrindo a fotografia.
É bem verdade que é uma prática comum fotografar em casa, ainda mais com o celular em mãos, mas para muitos, as objeções são as mais diversas para não fazer: “ah, eu não tenho uma câmera profissional”, “eu não sei o que fotografar”, “com o celular não dá para fazer fotos incríveis” e por aí vai.
O fato é que a fotografia pode SIM ser utilizada como uma solução criativa para enfrentar esse momento de distanciamento social e o melhor, de forma simples e com as ferramentas que se tem a mão. E os celulares estão cada vez mais avançados e ficou muito mais fácil fotografar com eles.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como você pode fotografar em casa, com celular e registrar imagens de forma fácil. Confira:
-
Limpe a lente sempre
Suas fotos pelo celular andam borradas ou desfocadas? Uma das soluções pode estar simplesmente na limpeza da lente, por isso, pegue um pano seco e mantenha-a limpa, já que a sujeira da lente pode produzir artefatos da imagem e até desorientar os sensores do dispositivo.
-
Garanta uma boa iluminação
Ao fotografar, principalmente em casa, preste muita atenção onde está a luz, de onde ela está vindo e como se comporta. Por mais que algumas situações necessitem de luz artificial, recomendamos que sempre experimente algumas alternativas com a iluminação real do lugar da foto.
Sabemos que dentro de casa, dependendo do cômodo, pode ocorrer a incidência de pouca iluminação. Por isso, procure um local que tenha maior luz, com janelas e que possibilite uma maior iluminação sobre o objeto ou pessoa que você deseja fotografar, mas atenção, cuidado com a luz direta.
-
Não utilize o flash
Flash em ambientes escuros só vai deixar suas imagens mais feias, com cores estranhas e até mesmo com as pessoas fotografadas com olhos vermelhos. Isto porque o flash que acompanha os smartphones é reduzido e não causa o efeito que deveria nas ocasiões certas.
-
Evite o uso do zoom
A não ser que você tenha um celular com duas câmeras, evite o uso do zoom sempre que possível. Isto porque, são poucos os aparelhos que possuem algum tipo de zoom manual.
O zoom digital apenas aumenta e distorce a imagem que já está na tela. Prefira usar o famoso zoom natural, aproximando seu celular do objeto ou pessoa fotografado.
-
Foco, a grande diferença
Uma das dicas mais importantes que você deve se atentar é ter a certeza de que o objeto ou pessoa que fotografar esteja em foco. É ele quem garantirá que sua foto fique nítida e com qualidade.
Mas atenção: sugerimos que desabilite o recurso autofoco, pré-ativado em muitos smartphones modernos.
Para encontrar o foco ao tirar a foto, clique na tela em cima do item, então um quadrado aparecerá. É ele quem irá ajustar o foco da imagem.
Dica: selecione um objeto próximo, e o fundo se borrará, selecione o fundo e os objetos próximos se borrarão. Esse recurso é utilizado para desfocar o fundo das imagens.
-
Segure sempre com as duas mãos
A menos que esteja fazendo uma selfie, usar as duas mãos ao tirar suas fotos com celular te ajuda a dar firmeza e conseguir um enquadramento melhor. Se o seu celular não estiver firme, é bem provável que suas fotos saiam tremidas.
-
Enquadramento já
Quase todos os smartphones atuais possuem a opção de adicionar uma grade na tela para que você tenha uma noção melhor do enquadramento das suas fotos. É imprescindível usar essa funcionalidade para tirar fotos profissionais com celular.
Por isso, além do enquadramento, a escolha de um fundo interessante pode complementar a imagem e dar mais destaque ao seu objeto. Ao pensar nisso, você evita de incluir naquela foto legal do café da manhã, itens que não gostaria que saíssem na imagem, como o cesto de lixo ou algum objeto com cor destoante.
-
Edite as imagens
Essa é uma das partes da fotografia que algumas pessoas já têm explorado. Você pode aplicar um filtro diferente, deixar apenas uma cor em evidência, desfocar um objeto etc. Aproveite e use aplicativos específicos para edição de fotos, que podem deixar suas fotos bem mais legais e com resultados incríveis.
O VSCO, um dos mais populares, funciona como um app de câmera e de edição de imagens. Você pode tirar fotos no formato RAW e ajustar suas configurações manualmente. Depois, ainda é possível alterar as imagens como preferir e ainda adicionar filtros para deixá-las mais interessantes. Disponível para IOS e Android.
O Snapseed é outro app dos mais completos. Com ele é possível fazer de tudo, principalmente trabalhar em alguma área mais específicas da foto, como dar brilho, saturar ou contrastar apenas uma região da imagem. Disponível também para IOS e Android.
-
Abuse da criatividade
Esse é o momento de explorar sua criatividade. Registre momentos felizes com sua família, aquele clique maravilhoso do nascer do Sol da fresta de sua janela ou da varanda de seu apartamento. Pode não parecer, mas ao captar essas imagens, você expande sua percepção sobre o mundo e a vida. Além disso, você terá belíssimos registros que serão eternizados, podem servir como motivação e até mesmo como um presente para outras pessoas.
Viu como dicas simples podem tornar você um profissional na fotografia neste período e ainda por cima, servir como uma terapia para o isolamento? Agora que você já conhece alguns dos melhores aplicativos de fotografia, inclusive, aproveite para também para criar transmissões ao vivo pelo celular e divulgar sua empresa.


Posicionamento e Reposicionamento de Imagem: você sabe qual a diferença?

A importância do retrato corporativo para influenciadores digitais

Posicionamento de imagem profissional: o que é e como aplicar

Como explorar a foto de capa do seu perfil no LinkedIn
